Notícias


Clique para assistir o vídeo!

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA

Governo 16-05-2025
26.º CONSELHO NACIONAL DA FAMÍLIA REFLECTE SOBRE OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA AS FAMÍLIAS ANGOLANAS

A 26ª Sessão do Conselho Nacional da Família, realizado na cidade do Soyo, província do Zaire, promoveu nesta Quinta-feira, 15 de Maio, um amplo debate sobre os desafios e perspectivas para o fortalecimento das famílias angolanas, com foco em questões sociais e económicas.
Durante a sessão, foram discutidos temas como “Famílias Monoparentais em Angola: Desigualdade Estrutural, Estigmas Sociais e o Desafio da Protecção Integral”, apresentado pelo sociólogo Pedro Castro Maria, que destacou a necessidade de políticas públicas mais inclusivas para garantir a protecção dessas famílias.
A mesa de debates também contou com a participação da Administradora do Negage, Ruth Tenente, da Administradora do Puri, Delfina Henriques, e da Administradora do Namacunde, Cristiana Nameomunu, que abordaram o tema “Trabalho e Renda em Angola: Transformando Famílias através de Iniciativas Locais”, tendo enfatizado mesmo o papel do empreendedorismo comunitário no aumento da renda familiar e na redução da vulnerabilidade social das feminina.
Outro tema de destaque foi a “Segurança Alimentar em Angola: Caminhos para uma Resposta Integrada e Sustentável às Necessidades das Famílias”, que analisou estratégias para mitigar a insegurança alimentar e garantir o acesso à uma alimentação digna para as famílias angolanas.
O evento encerrou com uma mesa redonda, onde casais com vasta experiência de vida partilharam seus ensinamentos e desafios, reforçando o papel da família como núcleo fundamental para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e resiliente.

Fonte: governo
Governo 16-05-2025
MASFAMU APELA MAIOR INVESTIMENTO NAS FAMÍLIAS PARA UMA SOCIEDADE MAIS HARMONIOSA  

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) celebrou esta Quinta-feira, 15 de Maio, o dia internacional da família, com a realização da 26.ª Sessão do Conselho Nacional da Família, no município do Soyo, província do Zaire.
O evento decorre Sob o lema “Investir nas Famílias, Para Garantir uma Sociedade mais Harmoniosa” e teve como foco o fortalecimento das competências familiares como base para a estabilidade e desenvolvimento social.
Durante a abertura, a Ministra Ana Paula do Sacramento Neto destacou a importância da data, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como um momento para reflectir sobre o papel central da família no desenvolvimento das sociedades.
No contexto do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, a Ministra fez saber que o MASAFAMU continua a implementar o Programa de Acção Social e Valorização da Família, que em 2024 sensibilizou 43.419 pessoas, entre as quais 15.282 homens e 28.137 mulheres, através do projecto "Jango de Valores". No sector da saúde, o Projecto de Capacitação das Parteiras Tradicionais formou 4.661 mulheres, assegurando partos mais seguros e humanizados.
A Ministra também destacou a parceria com o Banco Nacional de Angola em acções de literacia financeira, que beneficiaram 1.623 pessoas até a data presente, promovendo uma gestão mais consciente dos rendimentos familiares
Por seu turno, o Governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, destacou a importância de um dos temas do programa, especificamente, "O Impacto da Globalização e das Redes Sociais na Estrutura e Valores das Famílias Angolanas", sublinhando o potencial transformador das redes sociais quando usadas de forma positiva. O Governador frisou que, apesar dos desafios impostos pela era digital, as plataformas podem ser ferramentas valiosas para fortalecer os laços familiares e promover a coesão social.
A sessão contou com a presença dos Secretários de Estado da Saúde, Carlos Pinto de Sousa, e da Agricultura e Pecuária, Castro Camarada, além de Vice-Governadores, Directores Nacionais, Técnicos Seniores do MASFAMU e convidados.

Fonte: governo

Entidades Tuteladas


INSTITUTO DE SUPERVISÃO DAS ACTIVIDADES COMUNITÁRIAS
O Instituto de Supervisão das Actividades Comunitárias, abreviadamente designado por (ISAC), é um Instituto... ...Ler mais
ENFOTESS
A Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social, abreviadamente designada por ENFOTSS, é o... ...Ler mais
INAC
O Instituto Nacional da Criança (INAC) é uma instituição pública sob tutela do Ministério da Ação Social,... ...Ler mais

masfamu.gov.ao Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher

Ana Paula da Silva do Sacramento Neto



Parceiros