O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) em parceria com a Cooperativa Afryan, realizou esta terça-feira, 13 de Maio, no município do Soyo, uma acção formativa que capacitou cerca de 20 raparigas com idades compreendidas entre os 14 e 20 anos.
A iniciativa teve como objectivo principal capacitar jovens raparigas com conhecimentos práticos e sustentáveis sobre saúde menstrual, ao mesmo tempo que promove oportunidades de geração de renda e empreendedorismo local.
Durante a formação, as participantes aprenderam a produzir pensos com materiais adequados e antialérgicos, assegurando conforto, durabilidade e protecção para o uso diário. Além da componente técnica, foram também abordados temas como saúde menstrual, higiene íntima e empoderamento feminino.
A formação culminará com a criação de cooperativas juvenis, que permitirão às raparigas continuar a produção e comercialização dos pensos, com apoio de mentorias pós-formação e equipamentos básicos como máquinas de costura.
-
CERCA DE 20 RAPARIGAS FORMADAS EM PRODUÇÃO DE PENSOS HIGIÉNICOS REUTILIZÁVEIS NO SOYO