• 26.º CONSELHO NACIONAL DA FAMÍLIA REFLECTE SOBRE OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA AS FAMÍLIAS ANGOLANAS


    A 26ª Sessão do Conselho Nacional da Família, realizado na cidade do Soyo, província do Zaire, promoveu nesta Quinta-feira, 15 de Maio, um amplo debate sobre os desafios e perspectivas para o fortalecimento das famílias angolanas, com foco em questões sociais e económicas.
    Durante a sessão, foram discutidos temas como “Famílias Monoparentais em Angola: Desigualdade Estrutural, Estigmas Sociais e o Desafio da Protecção Integral”, apresentado pelo sociólogo Pedro Castro Maria, que destacou a necessidade de políticas públicas mais inclusivas para garantir a protecção dessas famílias.
    A mesa de debates também contou com a participação da Administradora do Negage, Ruth Tenente, da Administradora do Puri, Delfina Henriques, e da Administradora do Namacunde, Cristiana Nameomunu, que abordaram o tema “Trabalho e Renda em Angola: Transformando Famílias através de Iniciativas Locais”, tendo enfatizado mesmo o papel do empreendedorismo comunitário no aumento da renda familiar e na redução da vulnerabilidade social das feminina.
    Outro tema de destaque foi a “Segurança Alimentar em Angola: Caminhos para uma Resposta Integrada e Sustentável às Necessidades das Famílias”, que analisou estratégias para mitigar a insegurança alimentar e garantir o acesso à uma alimentação digna para as famílias angolanas.
    O evento encerrou com uma mesa redonda, onde casais com vasta experiência de vida partilharam seus ensinamentos e desafios, reforçando o papel da família como núcleo fundamental para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e resiliente.