Notícias


Clique para assistir o vídeo!

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA

Governo 31-10-2025
MASFAMU REALIZA SESSÕES DE CAPACITAÇÃO VISANDO O FORTALECIMENTO DAS FAMÍLIAS

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher deu início, nesta Terça-feira, 28 de Outubro de 2025, no município dos Navegantes, província de Benguela, a uma série de sessões de capacitação de Parteiras Tradicionais, Alimentação Nutritiva, Competências Familiares, Gestão da Saúde Menstrual e “Jango de Valores”, com o objectivo de promover o fortalecimento das famílias e a valorização do papel da mulher e da jovem na sociedade, no âmbito das acções de empoderamento da mulher e da jovem rapariga.
A Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina da Cunha Kindanda, disse que este ciclo formativo insere-se nos esforços contínuos de reforço de competências e empoderamento económico das famílias, um compromisso que o MASFAMU tem vindo a materializar em todo o país.
Alcina da Cunha Kindanda, que representou a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, acrescentou, que até ao momento foram formadas 3.050 parteiras tradicionais em todo o país, distribuídos 2.180 kits de parto e capacitados 1.400 jovens em gestão de pequenos negócios, num esforço conjunto entre o MASFAMU, os Ministérios da Saúde e da Justiça e dos Direitos Humanos, governos provinciais, parceiros sociais, organizações da sociedade civil e das comunidades locais.
Estiveram presentes na sessão de abertura do ciclo formativo, a Vice Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Cátia Chachuco, Quadros seniores do MASFAMU e convidados .

Fonte: masfamu
Governo 22-10-2025
ANGOLA E THE HALO TRUST PRETENDEM REFORÇAR PARCERIA NA DESMINAGEM E EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO

A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, recebeu esta Segunda-feira, 20 de Outubro, em audiência, uma delegação da organização humanitária The HALO Trust, que trabalha na remoção de engenhos explosivos e remanescentes de guerra em Angola, com o objectivo de promover comunidades mais seguras e resilientes.
Durante o encontro, a delegação da HALO, liderada pelo Director Nacional, Jack Lister, apresentou os resultados alcançados nos últimos cinco anos, período em que, em colaboração com o Governo angolano, foram limpos 142 campos minados nas províncias do Cuando Cubango, com a destruição de mais de 24 mil minas terrestres e a devolução de terras seguras às comunidades locais.
Actualmente, a organização emprega mais de 1.100 angolanos, dos quais 45% são mulheres, reforçando o papel feminino na reconstrução e no desenvolvimento sustentável do país.
A Ministra reconheceu o trabalho e o compromisso da HALO Trust na recuperação de terras e na promoção da produção nacional, sublinhando a importância de se continuar a apoiar as famílias vítimas de minas e de guerra, em particular mulheres e crianças. Manifestou, igualmente, a disponibilidade para reforçar a cooperação com a instituição, no sentido de promover iniciativas conjuntas de empoderamento e reintegração social das comunidades afectadas.
Por sua vez, os representantes da HALO expressaram a intenção de aprofundar a parceria através de um novo contrato que permitirá limpar mais áreas minadas, melhorar o acesso a serviços essenciais e criar centenas de novos postos de trabalho.

Fonte: masfamu

masfamu.gov.ao Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher

Ana Paula da Silva do Sacramento Neto



Entidades Tuteladas


Eventos


JUN
25

9º FÓRUM NACIONAL DA CRIANÇA

25/06/2025

Canais de Atendimento


Parceiros