Notícias


Clique para assistir o vídeo!

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA

Governo 05-12-2025
ENCONTRO DE MULHERES CRISTÃS FOCADO NA PROTECÇÃO DA CRIANÇA

A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto, reiterou, na manhã deste sábado, 29 de Novembro, o papel essencial da mulher na protecção da criança no actual contexto social, durante o Encontro de Mulheres Cristãs, realizado na Igreja Metodista de Icolo e Bengo.
Na sua intervenção, a governante apresentou dados que demonstram a dimensão dos casos de violência contra menores registados pelo serviço de denúncia 15015: entre 2020 e Outubro de 2025, foram contabilizadas 330.267 crianças vítimas de violência, das quais 162.977 do sexo masculino e 167.290 do sexo feminino. Face a este cenário, sublinhou que as mulheres, enquanto guardiãs naturais da família, são chamadas a assumir um papel activo na prevenção e protecção das crianças.
A ministra destacou ainda o contributo das mulheres cristãs no fortalecimento das famílias e na promoção de comunidades mais seguras, lembrando que, apesar dos progressos alcançados, persistem desafios significativos que afectam diariamente crianças em todo o território nacional.
A ministra apelou ao reforço da responsabilidade colectiva, defendendo um envolvimento mais expressivo das famílias, igrejas, organizações da sociedade civil e instituições públicas na defesa e promoção dos direitos da criança.
A iniciativa reuniu líderes religiosos, representantes de instituições públicas, organizações comunitárias e mulheres de diferentes denominações cristãs e encerrou com um apelo à acção conjunta e à continuidade do trabalho comunitário, reafirmando que proteger a criança é investir no futuro de Angola e que as mulheres cristãs desempenham um papel determinante na construção de uma sociedade mais justa, solidária e comprometida com a valorização da vida.

Fonte: masfamu
Governo 05-12-2025
MASFAMU CERTIFICA PARTICIPANTES DAS ACÇÕES FORMATIVAS DOS 16 DIAS DE ACTIVISMO

No âmbito da Campanha dos 16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Raparigas, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher promoveu no dia 25 do corrente mês, um conjunto de formações na província do Moxico, dirigidas a líderes comunitários e religiosos, profissionais de sectores estratégicos, jovens, adolescentes, cooperativas e parteiras tradicionais. As acções focaram-se na prevenção da violência baseada no género, promoção dos direitos das mulheres, saúde sexual e reprodutiva e reforço das competências familiares.
Durante a cerimónia de encerramento, a Chefe de Departamento para a Violência Doméstica, Angelina Lutucuta apresentou os dados das actividades, destacando o impacto das formações e o envolvimento activo das comunidades. Na ocasião, os formandos receberam os certificados das mãos da Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Kindanda.
Entre as actividades desenvolvidas constaram: formação para 25 jovens raparigas em confecção de pensos higiénicos reutilizáveis; workshop sobre gravidez precoce e casamento infantil com 57 participantes; encontro com lideranças tradicionais e religiosas para desconstrução de práticas nocivas; capacitação de mais de 50 parteiras tradicionais; formação de auxiliares da acção social em competências familiares e, atendimento à vítimas de violência doméstica.

Fonte: masfamu

masfamu.gov.ao Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher

Ana Paula da Silva do Sacramento Neto



Entidades Tuteladas


Eventos


JUN
25

9º FÓRUM NACIONAL DA CRIANÇA

25/06/2025

Canais de Atendimento


Parceiros