Notícias



Clique para assistir o vídeo!

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA

Governo 16-12-2025
NATAL INCLUSIVO DESTACA DIGNIDADE, DIVERSIDADE E DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Com foco na valorização da diversidade humana e na promoção de uma inclusão plena e efectiva, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) realizou, na manhã desta quinta-feira, 11 de Dezembro, a edição 2025 do Natal Inclusivo, sob o lema “Nada sobre nós, sem nós”.
Na ocasião, a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramentado Neto, destacou que o Natal Inclusivo transcende o carácter comemorativo, assumindo-se como um espaço de afirmação dos direitos e do valor social das pessoas com deficiência. Recordou a 03 de Dezembro assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, momento que convoca a sociedade a redobrar esforços para eliminar barreiras e assegurar a participação plena de todos.
A governante apelou na ocasião a continuidade de acções que contribuam para uma Angola onde ninguém fica para trás e, onde cada pessoa é reconhecida pelo seu contributo singular.
A presidente da Federação Angolana das Associações de Pessoas com Deficiência (FAPED), Esmeraldina Miguel, reconheceu igualmente os esforços que o Executivo tem desenvolvido para promover a inclusão, saudando as iniciativas que têm contribuído para uma sociedade cada vez mais justa, acessível e comprometida com a defesa dos direitos humanos.
A iniciativa reforçou o compromisso nacional com os direitos, à dignidade e a inclusão das pessoas com deficiência.

Fonte: masfamu
Governo 16-12-2025
ENCONTRO INTERGERACIONAL DE MULHERES JORNALISTAS VALORIZA O PAPEL DAS PIONEIRAS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) promoveu, na manhã desta Terça-feira, 09 de Dezembro, o Encontro Intergeracional de Mulheres Jornalistas, subordinado ao lema “O Passado, o Presente e o Futuro do Jornalismo Angolano”. A iniciativa destacou-se pela partilha de trajectórias e pela valorização do contributo das profissionais que desbravaram o caminho na comunicação social do país.
Na sua intervenção, a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto, salientou que reconhecer as pioneiras é, simultaneamente, reconhecer a resiliência das mulheres que enfrentaram desafios estruturais para que hoje exista um sector mais inclusivo e representativo. Reafirmou, igualmente, que iniciativas deste género reforçam o compromisso do Executivo em promover igualdade de oportunidades e ampliar o papel da mulher nos diversos domínios da sociedade angolana.
A Coordenadora do Fórum da Mulher Jornalista, Milena da Costa, sublinhou que o encontro constitui um instrumento estratégico de empoderamento feminino no sector, ao permitir a articulação de experiências, o fortalecimento de competências e a inspiração de novas gerações.
O encontro contou com a participação das veteranas Luísa Fançony, Paula Simons, Mariana Ribeiro e Josefa Lamberga. As intervenções ofereceram uma perspectiva histórica sobre os primórdios da actividade jornalística feminina no país, evidenciando avanços alcançados, desafios que persistem e barreiras que ainda condicionam o quotidiano das redações.

Fonte: masfamu

masfamu.gov.ao Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher

Ana Paula da Silva do Sacramento Neto



Entidades Tuteladas


Eventos


JUN
25

9º FÓRUM NACIONAL DA CRIANÇA

25/06/2025

Canais de Atendimento


Parceiros