Notícias


Clique para assistir o vídeo!

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA

Governo 04-11-2025
ANGOLA TRANSFERE A PRESIDÊNCIA DO COMITÈ DE GÈNERO DA CIRGL À REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Durante a reunião ordinária dos Ministros do Género da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), realizada em Kinshasa no dia um de Novembro, Angola transferiu a presidência do Comitê de Género para a República Democrática do Congo.
A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, que chefiou a delegação angolana ao evento, destacou, na sua intervenção, o firme compromisso de Angola com a promoção da paz, segurança e dignidade das mulheres na região.
A reunião teve como foco a análise e deliberação de questões fundamentais relacionadas com a Agenda Mulheres, Paz e Segurança (WPS). Entre os tópicos discutidos, estiveram as recomendações da reunião dos Pontos Focais do Género, realizada no dia 31 de Outubro e o plano de acção regional da segunda geração sobre WPS.
Os ministros do Género da CIRGL, passaram também em revista, os aspectos ligados ao Barómetro do Género da CIRGL, que se encontra em processo de finalização, e o estado actual da operacionalização do Secretariado do Fórum das Mulheres.
Durante a sua presidência, Angola procurou reforçar os mecanismos de cooperação na região, com ênfase na reconciliação, prevenção da violência baseada no género e protecção de mulheres e crianças vítimas de conflitos armados.
A presidência da CIRGL foi então oficialmente passada à República Democrática do Congo, que agora será liderada pela Ministra do Género, Família e Criança, Micheline Ombae Kalama.
Angola vai continuar a colaborar com os Estados-Membros e parceiros internacionais, promovendo diálogo, solidariedade e desenvolvimento sustentável na Região dos Grandes Lagos.

Fonte: masfamu
Governo 04-11-2025
ANGOLA PRESIDE REUNIÃO DOS PERITOS DA CIRGL EM KINSHASA

A capital da República Democrática do Congo, Kinshasa, acolheu esta Sexta-feira, 31 de Outubro, a Reunião Ordinária dos Peritos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
A Reunião foi presidida por Angola, através da Directora do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do MASFAMU, Siete do Rosário, ladeada pela Presidente do Fórum Regional das Mulheres, Florence Mularika Boloko e, pelo Secretário Executivo Adjunto da CIRGL, Yasir Ali Mohammed.
No decorrer dos trabalhos, os Estados-membros analisaram os avanços, desafios e perspectivas na implementação da Agenda Mulheres, Paz e Segurança.
Em nome de Angola, o ponto focal do Género, Verónica Lubumbaxi , destacou o compromisso do país com a igualdade de género e a erradicação da violência baseada no género, sublinhando a implementação do Plano Nacional de Segunda Geração da Resolução 1325, alinhado com os principais instrumentos de desenvolvimento nacional e regional.
“A consolidação da paz e da segurança na Região dos Grandes Lagos só será plena quando as mulheres viverem livres da violência e participarem activamente nas decisões que moldam as suas comunidades”, afirmou.
O encontro, abordou ainda o Plano de Acção Regional da 2.ª Geração da CIRGL, o Barómetro Regional do Género e os desafios no estabelecimento do Secretariado Regional do Fórum das Mulheres, encerrando com a adopção do relatório final dos Pontos Focais do Género.
De salientar que Angola, que actualmente preside a CIRGL, vai transferir oficialmente a presidência à República Democrática do Congo neste Sábado, dia 01 de Novembro, durante a Reunião das Ministras de Género dos Grandes Lagos.

Fonte: masfamu
Governo 31-10-2025
MASFAMU REALIZA SESSÕES DE CAPACITAÇÃO VISANDO O FORTALECIMENTO DAS FAMÍLIAS

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher deu início, nesta Terça-feira, 28 de Outubro de 2025, no município dos Navegantes, província de Benguela, a uma série de sessões de capacitação de Parteiras Tradicionais, Alimentação Nutritiva, Competências Familiares, Gestão da Saúde Menstrual e “Jango de Valores”, com o objectivo de promover o fortalecimento das famílias e a valorização do papel da mulher e da jovem na sociedade, no âmbito das acções de empoderamento da mulher e da jovem rapariga.
A Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina da Cunha Kindanda, disse que este ciclo formativo insere-se nos esforços contínuos de reforço de competências e empoderamento económico das famílias, um compromisso que o MASFAMU tem vindo a materializar em todo o país.
Alcina da Cunha Kindanda, que representou a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, acrescentou, que até ao momento foram formadas 3.050 parteiras tradicionais em todo o país, distribuídos 2.180 kits de parto e capacitados 1.400 jovens em gestão de pequenos negócios, num esforço conjunto entre o MASFAMU, os Ministérios da Saúde e da Justiça e dos Direitos Humanos, governos provinciais, parceiros sociais, organizações da sociedade civil e das comunidades locais.
Estiveram presentes na sessão de abertura do ciclo formativo, a Vice Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Cátia Chachuco, Quadros seniores do MASFAMU e convidados .

Fonte: masfamu

masfamu.gov.ao Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher

Ana Paula da Silva do Sacramento Neto



Entidades Tuteladas


Eventos


JUN
25

9º FÓRUM NACIONAL DA CRIANÇA

25/06/2025

Canais de Atendimento


Parceiros