masfamu.gov.ao
 
MINISTÉRIO
06 Outubro de 2023 | 13h10

PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO SÓCIO ECONÓMICA E PRODUTIVA DOS EX MILITARES ENCERRA NA PROVÍNCIA DE MALANJE

No período de 1992 a 2017, o Executivo Angolano fez a reintegração socioeconómica e produtiva de 160.863 Ex-Militares distribuídos pelo País, procurando sempre proporciona-los as melhores condições de vida.

No período de 1992 a 2017, o Executivo Angolano fez a reintegração socioeconómica e produtiva de 160.863 Ex-Militares distribuídos pelo País, procurando sempre proporciona-los as melhores condições de vida.

A informação foi avançada nesta, sexta-feira, 29, pelo Secretário de Estado para a Acção Social, Lúcio Gonçalves Amaral, no acto de encerramento do processo de reintegração socioeconómica e produtiva dos Ex-Militares  na Província de Malanje, com a presença de 46 Ex-Militares beneficiados de kits diversos de apoio ao empreendedorismo.

Fez saber ainda que, a nível nacional, o Processo de Reintegração conheceu a distribuição de 604 tractores e respectivas alfaias para o reforço da produção e produtividade agropecuária de cooperativa de e/ou Integradas por Ex-Militares, assim como diversos outros imputes e materiais de trabalho, que permitirão o fomento da agricultura e outras actividades geradoras de rendimento.

O secretário de Estado avançou, que a reintegração dos ex-militares no país, iniciado em 1992, previa abranger 241.011 Ex-Militares elegíveis ao Programa de Reintegração dos 291.400 efectivos licenciados no âmbito dos acordos de paz (Bicesse, Lusaca, Luena e Namibe).

Realçou ainda que a cifra supra referida está a ser atingida de forma faseada, fazendo jus a intenção do Executivo em continuar a dar protecção e mais dignidade aos Ex-Militares.

Na ocasião o Director Geral do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-Militares, Jorge Gunji, em entrevista aos órgãos de comunicação, explicou que no período de Julho de 2020 a Julho de 2021, o IRSEM levou a cabo o Processo de reactualização dos efectivos Ex-Militares,  com o apoio do Sistema de Informação para a Gestão (SIG) dos Programas e projectos, que possibilitou aferir a existência de pouco mais de 15 mil Ex-Militares elegíveis.

O Director disse ainda que, no último quadriénio 2018/22, em Malanje, o processo abrangeu 170 Ex-Militares, a par dos 46 beneficiados no acto de encerramento. A nível do país foram reintegrados 14.750 Ex-Militares, faltando 661 por reintegrar.

Os actos de encerramento provinciais do processo de reintegração vão prosseguir até abranger as dezoito Províncias do país, sendo que 11 já concluíram, incluindo Malanje, com excepção de Bengo, Luanda, Cabinda, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Cunene e Namibe.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais