O VII Conselho Consultivo do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), realizado nesta sexta-feira, 16 de Maio, no município do Soyo, província do Zaire, promoveu um debate abrangente sobre as políticas sociais e a inclusão social em Angola, com enfoque nas acções estratégicas para o ano de 2025.
Durante a sessão, foram apresentados os resultados do Balanço das Actividades de 2024 e o Plano de Actividades para 2025, a Municipalização da Acção Social no contexto da nova divisão político-administrativa, aonde foi ressaltada a necessidade de integração das três novas províncias no sistema de atendimento social (SIGAS).
Outro ponto relevante foi a Estratégia de Intervenção Comunitária em Contexto de Vulnerabilidade, que apresentou seis pilares de acção: diagnóstico de proximidade, encaminhamento estratégico, ajudas técnicas e mobilidade, apoio psicossocial, empreendedorismo inclusivo e acolhimento e protecção.
O tema da Integração Social por Meio do Desporto também ganhou destaque, evidenciando o desporto como ferramenta de transformação e inclusão social, sobretudo para pessoas com deficiência.
A Protecção e Promoção dos Direitos da Criança foi amplamente abordada, com destaque para a operacionalização do Sistema Integrado de Gestão de Crianças nos Centros de Acolhimento e os procedimentos no trabalho com crianças em situação de rua.
Foram igualmente debatidas as estratégias para a Igualdade de Género e Direitos das Mulheres, com enfoque na prevenção e mitigação da violência doméstica, além da importância da inclusão financeira das mulheres no meio rural, entre outros temas.