• VENEZUELA PRETENDE REFORÇAR COOPERAÇÃO COM ANGOLA NO EMPODERAMENTO DA MULHER


    A República Bolivariana da Venezuela manifestou, esta quinta-feira, 10 de Julho, o interesse em estreitar laços de cooperação com Angola no domínio do empoderamento da mulher. A intenção foi expressa durante uma audiência concedida pela Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, à Embaixadora venezuelana Belém Teresa Orsini Pic.

    Durante o encontro, a diplomata venezuelana propôs parcerias como a criação de um banco de apoio à mulher, com oferta de produtos e serviços financeiros e não financeiros, com vista ao empreendedorismo feminino, assim como, capitalizar a agricultura familiar,

    A Embaixadora Belém Orsini destacou ainda o interesse do seu país em acolher um workshop internacional, onde mulheres angolanas poderão partilhar as suas experiências de resiliência, organização e disciplina, adquiridas ao longo da história recente do país.

    Por sua vez, a Ministra do MASFAMU garantiu que será elaborada uma proposta de protocolo de cooperação, a ser discutida em reuniões bilaterais, com apoio técnico do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).

    Como próximo passo, ficou agendada uma reunião virtual entre as ministras responsáveis pela igualdade de género de ambos os países, visando aprofundar os eixos da futura parceria.

    No final da audiência, a diplomata venezuelana convidou uma delegação angolana a visitar o seu país, para um intercâmbio de experiências sobre políticas de apoio à mulher, funcionamento do Banco da Mulher, casas de abrigo e programas de combate à violência doméstica.