• MASFAMU REITERA COMPROMISSO COM ORÇAMENTO SENSÍVEL AO GÉNERO NO PAÍS


    A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Kindanda, reafirmou nesta segunda-feira, em Luanda, o compromisso do Governo angolano com a promoção da igualdade de género, defendendo o reforço da integração desta temática nas finanças públicas, com rubricas específicas no Orçamento Geral do Estado (OGE).

    A declaração foi feita durante o Workshop sobre Orçamento Sensível ao Género, promovido pelo MASFAMU em parceria com o PNUD e o UNICEF. Segundo a Secretária Alcina Kindanda, o evento visa discutir soluções com os parceiros e capacitar técnicos para que, na planificação, tenham em conta a orçamentação sensível ao género.

    “Estamos a trabalhar para garantir que mulheres e raparigas tenham acesso aos seus direitos na saúde, educação, planeamento familiar, empoderamento económico e participação política, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva, garantindo um futuro próspero e sustentável, alinhado aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou a governante.

    Já a representante adjunta do UNICEF em Angola, Cristina Brugiolo, mostrou preocupação com a baixa percentagem das linhas orçamentais dedicadas à igualdade de género — apenas 1% — e defendeu mais investimento nas áreas de saúde, educação, nutrição, protecção da criança e da rapariga e protecção social.
    Cristina Brugiolo apelou para que o próprio Governo defina metas concretas e fortaleça os investimentos com foco na equidade, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do país.