• VENDEDORAS DO CATINTON SENSIBILIZADAS SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA


    Mulheres vendedoras do mercado do Catinton, sito no distrito urbano da Maianga, Província de Luanda, foram sensibilizadas sobre inclusão financeira, igualdade de género e valores morais, nesta Quinta-Feira, 03 de Julho de 2025, numa iniciativa conjunta entre o Ministério da Acção Social, através da Direcção Nacional para as Políticas Familiares e a Administração local.

    O acto, que reuniu vendedoras ambulantes e de bancada, visou a sensibilização para a inclusão e educação financeira, com o propósito de promover uma nova consciência sobre gestão de recursos, formalização de negócios e empoderamento económico das mulheres.

    Segundo o Director da Acção Social do município da Maianga, Fernando Tavares, “esta campanha vai ajudar as mamãs vendedoras a olharem para a inclusão financeira como um caminho a seguir, que lhes permita preservar melhor as suas finanças e garantir maior estabilidade nos seus pequenos negócios”.

    A Chefe de Departamento para o Empoderamento Familiar, Isabel Pinto, afirmou que a actividade representa o pontapé de saída de um conjunto de acções previstas no âmbito do protocolo entre o MASFAMU e o Banco Nacional de Angola (BNA), que visa promover inclusão financeira, com foco no empoderamento de famílias e mulheres através de campanhas do gênero.

    “Queremos sensibilizar as famílias para a importância de gerir bem os seus recursos, abrir contas bancárias, utilizar cartões multicaixa e Terminal de Pagamento Automático (TPA), e assim terem acesso aos benefícios da formalização”, explicou.

    Por sua vez, o Chefe de Departamento para Inclusão Financeira do BNA, Umberto André, sublinhou que “muita gente ganha dinheiro de diferentes formas, mas não sabe gerir. Por isso, esta campanha é essencial para apoiar as vendedoras a fazerem uma melhor gestão do seu pouco dinheiro e responderem às necessidades que mais as preocupam”.

    Durante a sessão, foram também partilhadas mensagens sobre civismo, respeito, união e fortalecimento dos laços familiares, numa abordagem integrada que visa o bem-estar económico e social das comunidades.