O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU),realizou na manhã desta sexta-feira, 20 de Junho, nas instalações do Hotel Palmeiras, o Workshop de Validação do Plano de Acção Nacional da 2ª Geração sobre Mulheres, Paz e Segurança (Resolução 1325 do CSNU).
A iniciativa teve como objectivo principal rever os conteúdos do plano à luz das necessidades do país, assegurar a integração transversal da perspetiva de género em todas as fases do processo de paz e segurança, bem como recolher contribuições finais para o seu aprimoramento antes da validação oficial.
Na sessão de abertura, a Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Kindanda, deu ênfase à importância da Agenda Internacional Mulheres, Paz e Segurança, que apela a todos os países para que integrem a perspectiva de género nas suas políticas e estratégias de segurança como resposta às crises, com base no cumprimento rigoroso de quatro pilares fundamentais, nomeadamente: participação, protecção, prevenção e recuperação.
Alcina Kindanda sublinhou ainda que, infelizmente, mulheres e meninas continuam a ser as principais vítimas em contextos de conflito, o que reforça a urgência e relevância da implementação efectiva do plano.
A actividade contou com a participação de representantes de vários ministérios, organismos públicos, sociedade civil, parceiros internacionais e agências das Nações Unidas, refletindo o compromisso conjunto com a consolidação da paz e a promoção dos direitos das mulheres em Angola.