• Sos Criança Regista Mais De Quatrocentas Denúncias De Violência Contra À Criança De 12 A 18 De Fevereiro


    No período de 12 a 18 de Fevereiro, o INAC, através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, recepcionou um total de quatrocentas e dez (410 ) denúncias de violência contra a criança em todo o País, com destaque para as Províncias de: Bié, Benguela, Cunene, Malanje e Luanda,

    Dos casos recepcionados Duzentos e nove são de Violência Fisíca/ Psicológica (209), Cento e três de Fuga á Paternidade/Disputa da Guarda (103) e Três de abuso Sexual (03).

    Na Província do Cunene, recepcionamos uma denúncia que da conta de abuso sexual a uma criança de 5 anos de idade, em que a mesma pediu a professora que fosse ao quarto de banho, onde encontrou colegas da 4ª e 5ª classe no mesmo banheiro (4 meninas) e as mesmas agarraram-na e taparam-na a boca e colocaram os dedos nos órgãos genitais da menina. O caso foi encaminhado ao serviço Provincial do Cunene.

    A vítima já recebe tratamento médico numa das unidades hospitalares da referida província.

    Já na província do Bié, município de Catabola, a linha SOS-Criança recepcionou uma denúncia de uma cidadã de 38 anos de idade que asfixiou o seu filho de aproximadamente 27 dias, o facto sucedeu quando a mesma encontrava-se sob efeito de bebidas alcoólicas. A referida cidadã encontra foragida.

    Na Província de Malanje, bairro Catepa, recepcionamos uma denúncia de agressão física contra uma criança de 10 anos de idade do sexo feminino. Acto cometido pela irmã mais velha que espancou barbaramente a criança, o caso foi encaminhado para o serviço Provincial da Acção Social em Malanje.

    Em Luanda, propriamente no distrito urbano da Maianga, bairro Katinton, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual em que é vítima uma criança de 9 anos de idade, o acto foi praticado por um cidadão maior de idade, vizinho da mesma, o presumivel criminoso se encontra detido e o estado da criança inspira cuidados.

    Ainda em Luanda, no Município do Kilamba-Kiaxi, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual contra uma criança de 16 anos de idade, a denúncia da conta que o próprio pai tentou abusar sexualmente a filha e tem apalpado nas partes íntimas da menina. O caso foi encaminhado ao serviço de investigação criminal.

    Para o INAC a protecção da criança contra todos os tipos de violência deve ser responsabilidades de todos enquanto membros da sociedade e em caso de violência contra criança, ligue para o 15015, a chamada é confidencial, gratuita e anónima.