• Sos Criança Regista Mais De Mil Denúncias De Violência Contra Criança De 3 A 11 De Setembro


    O Instituto Nacional da Criança (INAC) recepcionou de 03 a 11 de Setembro através do serviço de denúncia SOS- criança (15015), um total de mil duzentos e quinze (1.215) denúncias de violência contra a criança, em todo o País, onde podemos destacar as províncias do Cuanza-Sul, Malanje, Uíge, Zaire e Luanda.

    De acordo com o boletim informativo do INAC Quinhentas e dezanove denúncias foram de Fuga a Paternidade ( 519), Quatrocentos e oitenta e nove de Violência Física e Psicologia (489), Cinco de Acusação de práticas de feitiçaria ( 05) e Onze casos Abuso Sexual contra criança (11).

    O documento adianta que o Município de Viana, registou um caso que envolve uma criança de 12 anos de idade, agredido fisicamente pelo progenitor ao ponto da mesma apresentar hematomas no corpo e cortes graves na cabeça.

    Ainda no Município de Viana, o serviço de denúncia SOS- Criança registou o caso de uma criança de 14 anos de idade que tem sido vítima de abuso sexual por parte do progenitor desde os seus 11 anos de idade, segundo a criança estava com medo por esse motivo não chegou a contar a sua mãe.

    No período em referência o serviço de denúncia SOS- criança (15015), recebeu o caso de dois irmãos menores de 7 e 11 anos de idade, do sexo masculino e feminino que foram submetidos a três consecutivos dias de jejum seco por um suposto pastor da igreja onde a madrasta é crente, segundo informações a madrasta tem a pratica de orar em casa e na semana passada durante as orações as crianças começaram a manifestarem-se, razão ela qual com o consentimento do pai esta levou as criança para a igreja a fim de serem libertadas.

    Já na província do Zaire, município de Mbanza Congo chegou a denúncia de uma criança de 14 anos de idade que foi abusada sexualmente pelo pai a mais de quatro anos, tendo infelizmente resultado em uma gravidez.

    A província do Zaire registou igualmente o caso de um pastor que abusou sexualmente de uma criança de 13 anos de idade, o caso está a ser tratado pelo serviço de investigação criminal e a criança a ser acompanhada pelo Gabinete da Acção Social.

    O boletim revela que a Província do Uíge, propriamente o Município do Negage, registou um caso que envolve duas crianças com idades compreendidas entre 14 e 16 anos que foram abusadas sexualmente pelo seu cunhado.

    Já na Província de Malanje, Município de Malanje, a denúncia envolve uma menor de 17 anos de idade abusada sexualmente por um cidadão de aproximadamente 28 anos de idade.

    Os casos já foram encaminhados para Acção Social e para o Comando da Polícia Nacional, nos municípios visados.