No período de17 á 24 de Dezembro de 2021, o Instituto Nacional da Criança-INAC, através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, recepcionou um total de Quinhentos(496)denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde podemos destacar as Províncias de: Cuando – cubango, Benguela, Luanda e Uíge.
Os destaques vãoDuzentos e Noventa e Oitoviolência física(298),Cento e quinzefuga a paternidade(115)eDoiscaso de Violência Sexual(02).
Na Província de Luanda, Município de Viana, recepcionamos um caso que envolve duas Crianças de 8 anos de idade e uma criança de aparentemente 5 meses de vida de acordo a denúncia as crianças são abandonados frequentemente em casa sozinhos sem alimentação, por parte da sua progenitora. O Caso foi encaminhado para o Gabinete Municipal da Acção Social, Família e Igualdade do Género.
No , Município de Talatona,recepcionamos um caso que envolve uma bebé de aparentemente 3 meses de acordo a denúncia foi abandonada presumivelmente pela sua progenitora, e encontrada na via Pública no Distrito Urbano do Camama. O Caso foi encaminhado para o Gabinete Municipal da Acção Social, Família e Igualdade do Género.
No Município de Cacuaco, recepcionamos a denuncia um caso que envolve uma criança de 6 anos de idade, recorrentemente tem sido acusado de uso de Pratícas de Feitiçaria por parte da sua Tia. O caso foi encaminhado para o Comando Municipal da Polícia Nacional.
Na Província de Benguela, Município de Benguela,recepcionamos a denuncia um caso que envolve um criança de 13 anos de idade, os seus progenitores obrigam-lhe a trabalhar em uma Roullote comercializando Bebidas alcóolicas, o menor tem sofrido agressões verbais por parte da Dona da Roullote de acordo a denúncia o menor pensa em desistir, mesmo assim os progenitores obrigam o menor a trabalhar na roullote. O caso foi encaminhado para O Serviço Provincial do INAC.
Na Província de Uíge, Município de Uíge, recepcionamos a denuncia um caso que envolve um Professor que Abusou Sexualmente a sua Filha menor de 11 anos de idade, presumivelmente essa prática é recorrente e de acordo a denúncia a menor encontra-se grávida fruto do Abuso Sexual. O caso foi encaminhado para o Serviço Provincial do INAC.
Na província do Cuando Cubango município do Menongue, recepcionamos a denuncia de abandono de criança. Trata-se de uma criança de aproximadamente 3 meses de vida, foi abandonada no comboio pela sua mãe. Presume-se que o acto fi in tencional uma vez que junto da bebe estava uma pasta de roupa.
Durante a quadra festiva devemos reforçar os cuidados de protecção a criança, não permitindo que ela se desloque sozinha desnecessariamente.
Em casos de violência contra criança, Ligue para 15015, anónima, gratuita e confidencial.