Uma delegação chefiada pela Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Dra. Elsa Maria Barber Dias dos Santos, efectuou de 22 a 24 de Julho, uma visita de trabalho a província do Namibe com propósito de monitorar e supervisionar os serviços de atendimento e tratamento materno-infantil em 4 unidades sanitárias.
A visita serviu igualmente para reforçar a advocacia junto das mulheres utentes sobre a importância da adesão ao serviço de planeamento familiar, contribuir para que as mulheres gestantes frequentem as consultas pré-natais, de modo a garantir partos seguros, reduzindo as mortes maternas e neonatais bem como foram feitas várias acções de capacitação metodológica sobre género e acção social.
Elsa Barber visitou o Gabinete Provincial da Acção, Família e Igualdade de Género e teve um encontro com todos os chefes dos distintos Departamentos de serviços Provinciais tutelados pelo MASFAMU, onde se inteirou dos maiores constrangimentos que o sector enfrenta na execução da sua missão.
Na ocasião recomendou a realização de acções de sensibilização junto das comunidades envolvendo a comunicação social na divulgação dos Direitos à favor da Criança, sensibilização contra a violência doméstica, sensibilização sobre a importância das consultas pré-natais e do abuso sexual de menores.
Já no Município da Bibala, Elsa Barber visitou a cooperativa Agropecuária e Artesanato do Munhino Comuna de Capangombe, a exposição de vários produtos agrícolas daquela cooperativa e da ONG – ADPP.
Na sede da Bibala, a Dra. Elsa Barber teve encontro com cerca de 50 parteiras tradicionais (homens e mulheres) que foram capacitados sobre o seu papel na comunidade, foram orientados sobre como preencher as fichas em função de casos encontrados nas suas micro-áreas nomeadamente nº de partos efectuados, nº de nados vivos, nº de nados mortos, mortes maternas, casos de má nutrição, recém-nascidos de pouco peso e nº de sensibilizações.
Na localidade do Cacanda, visitou-se o acampamento das famílias de extrema vulnerabilidade e na ocasião a Dra. Elsa Bárber inteirando-se das dificuldades, procedeu a entrega de donativos (bens alimentares, mantas e roupas diversas).
No Município do Tômbwa, Constatou-se a carência de alguns apoios logísticos para o seu eficaz funcionamento, como também a necessidade urgente da operacionalização do bloco operatório que não funciona por falta de especialistas, condição esta que faz com a maternidade observe um índice preocupante de mortes maternas.
Visitou-se também a escola do ensino especial, recentemente reabilitado que tem matriculado 460 alunos deficientes e normais desde a iniciação até ao 1º ciclo. Na interação com a Directora daquela instituição, a dirigente inteirou-se das condições de trabalho e das dificuldades. A Dra. Elsa Barber ofereceu um manual dos 11 compromissos de Braile para os petizes.
A dirigente manteve durante os dias de trabalho, encontros com o Governador provincial, administradores municipais, entidades religiosas, membros da sociedade civil organizada e lideres de cooperativas.
Com propósito de melhorar os serviços prestados a população a Secretaria de Estado para Família e Promoção da Mulher fez a entrega do CASI e ofereceu Kits de material de trabalho para as cooperativas, panos para as senhoras e rádios a todos as parteiras tradicionais (homens e mulheres).
Fizeram parte da delegação o Dr. Edgar- Consultor do Gabinete da Sra. Secretária de Estado, Dra. Cesaltina Romeu - especialista em igualdade e equidade de género, Dra. Teresa Tecas - técnica da Direcção Nacional da Família e Promoção da Mulher, Sra. Antónia - chefe de secção do protocolo do MASFAMU.