• Polícia Nacional Detém Casal Que Explorava Crianças Para Mendicidade


    Tudo aconteceu no sábado (11/09), no mercado do 30, Distrito Urbano da Baía, Município de Viana, onde os cidadãos José Zacarias e Paula Imaginária, ambos de nacionalidade angolana, recolhiam várias crianças com a conivência de alguns pais para prática de mendicidade no interior do mercado.

    No final do dia, algumas mães como recompensa, recebiam em troca do trabalho dos filhos, alguns bens alimentares.

    No entanto, depois de um trabalho minucioso da Polícia Nacional em coordenação com a direcção municipal da acção social, antigos combatentes e veteranos da pátria, conseguiram chegar aos supostos mandantes do grupo de exploração de crianças, onde foram igualmente encontradas outras crianças que a convite dos amigos aderiram a prática.

    Depois da detenção dos supostos exploradores, ficou-se a saber que é uma prática recorrente do casal, que muitas vezes sem o consentimento dos progenitores, eles usam crianças para atrair outros menores durante o período laboral dos pais.

    Um menor de 8 anos de idade, que chorava inconsolávelmente, por ter caído na armadilha dos amigos, porque segundo contou, quando foi convidado, não sabia do contrato que os mesmos tinham com o Senhor José Zacarias e a sua esposa.

    A directora provincial da acção Social, Família e Igualdade de Género em Luanda Antónia Ferreira, disse durante o encontro realizado neste Domingo (12/09), no Comando Municipal da Polícia de Viana, que práticas do género têm sido recorrentes em vários pontos da capital do país.

    Há casais que se aproveitam das crianças quando os pais saem para trabalhar. Calculam o horário que regressam a casa, para uma hora antes, levam os meninos de volta e os aliciam com pequenas ofertas, acrescentou Antónia Ferreira.

    Para se por cobro a esta situação, defendeu um trabalho de equipa multissectorial para a prevenção de situações similares e punir exemplarmente os prevaricadores.

    A directora da acção social, família e igualdade de género na província de Luanda, acrescentou que as crianças para além de serem atraídas para prática de mendicidade, muitas vezes também são abusadas sexualmente, por isso, apelou aos pais a redobrarem os cuidados e atenção com os filhos, e aos órgãos de justiça a punirem exemplarmente todos que incorrerem neste tipo de prática.

    No comando municipal da Polícia de Viana, estão detidas 4 mulheres e um homens que foram apanhados a explorar crianças para pedir esmolas no mercado do trinta. As crianças foram acolhidas num lar de menores em Viana, e neste Domingo reunificadas no seio das respectivas famílias.