• Perfil De Género Em Angola Contribui Para O Monitoramento Das Políticas De Empoderamento Da Mulher


    O desenvolvimento sustentável dos Países passa substancialmente pelas mulheres, pelo reforço das suas capacidades e pelo reconhecimento das suas competências.

    A informação foi avançada esta quinta – feira (04/11), em Luanda, pela Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, em representação da Ministra do MASFAMU, no workshop Virtual para a Validação das conclusões preliminares do Perfil de Igualdade de Género (GEP) financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

    Durante o certame, Elsa Barber salientou que a realização do evento representa um passo importante para o fortalecimento da produção de dados estatísticos diferenciados que permitirão monitorar e avaliar sistematicamente os avanços no domínio de género, empoderamento da mulher e da rapariga.

    A Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher afirmou que a igualdade de género e o empoderamento da mulher constituem prioridade do executivo para a redução dos índices de pobreza em Angola.

    Referiu que o reforço da capacidade institucional e operacional de produção de dados estatísticos de género a nível central e local vai ajudar a obter uma fotografia realista sobre a situação de género no país assim como fomentar e empoderar economicamente essa franja da sociedade.

    Quanto aos resultados da pesquisa sobre o GEP que está a ser desenvolvida desde Julho de 2021, Elsa Barber considerou que o Banco Africano de Desenvolvimento, através do Escritório em Angola reconhece os esforços do executivo em desenvolver medidas de políticas para o fortalecimento e empoderamento das instituições na produção de informações direcionadas à promoção da igualdade de Direitos em Angola com vista a garantir os Direitos das Mulheres, igualdade e equidade de género, bem-estar das famílias e consequentemente um desenvolvimento integral das comunidades.

    Referir que o workshop serviu para reforçar o conhecimento nacional sobre o progresso e as lacunas para atingir a igualdade de género, fortalecer os sistemas de monitoramento e fornecer evidências que ajudem a informar sobre as prioridades estratégicas na política e na programação equitativa de género para acelerar a agenda futura de desenvolvimento em Angola.