• PARLAMENTO INFANTIL DESTACA AVANÇOS E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA


    A Sessão do Parlamento Infantil 2025, realizada na manhã de Terça-Feira, 24 de Junho, reforçou, o empenho de Angola na defesa dos direitos da criança, em particular o seu direito de participar activamente nas questões que lhe dizem respeito.
    O Parlamento, marcou, o ponto alto de um ciclo que teve início nas sessões provinciais, realizadas entre os dias 5 e 20 de Junho, onde foram debatidos temas sobre a infância e propostas para o fortalecimento das políticas públicas destinadas às crianças angolanas.
    Na abertura, a Deputada Infantil, Edna Domingas Martins, expressou satisfação com a continuidade do projecto: “Estamos felizes por realizarmos a nossa segunda sessão. Hoje participamos com opiniões, e amanhã tomamos as decisões”, afirmou. Agradeceu, entretanto, ao MASFAMU através do INAC, que promovem a liberdade de expressão das crianças por meio do Parlamento Infantil.
    A ex-deputada Claudeth da Costa, também interveio, sublinhando conquistas como a Lei de Protecção à Criança, mas alertou para desafios persistentes, como a dificuldade de acesso à educação e a exclusão social de muitas crianças.
    O evento, foi prestigiado pela Ministra Ana Paula do Sacramento Neto, e pela Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Najat Maalla M'jid.