• JANGO DE VALORES NO BAILUNDO ABORDA GRAVIDEZ PRECOCE E HIGIENE MENSTRUAL


    Gravidez precoce, higiene menstrual, saúde sexual e reprodutiva forão os temas de destaque no Jango de Valores realizado no município do Bailundo, nesta sexta-feira, 15 de Agosto, na província do Huambo, pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, através da Direcção Nacional para Políticas Familiares, reflectindo colectivamente sobre a família como o núcleo mais importante da sociedade.
    Segundo a Directora Nacional para Políticas Familiares, Santa Ernesto, o Jango é o espaço ideal para a transmissão de valores morais e éticos, onde os mais velhos orientam os adolescentes sobre a forma correcta de proceder. Defendeu ainda que a preservação dos bons costumes que caracterizam o povo angolano deve ser uma prática contínua nas comunidades, pois, sem valores sólidos, a sociedade perde o rumo.
    O Administrador Municipal do Bailundo, Celestino Piedade Chiquela, reforçou que o município continua a valorizar a cultura e que o jango, mais do que um espaço físico, “Ele representa o reencontro com a ancestralidade, os valores e o caminho para promover os hábitos, costumes e tradições das famílias angolanas.
    Durante o encontro, a Coordenadora de Saúde Sexual e Reprodutiva da Delegação Municipal de Saúde do Bailundo, Maria Tchissingui, alertou os adolescentes sobre as consequências da gravidez precoce, apelando para que priorizem a continuidade dos estudos e a concretização dos seus sonhos antes de atingirem a idade adulta.
    Por sua vez, a Coordenadora do Projecto de Higiene Menstrual e Prevenção da Gravidez Precoce, Telma Castro, partilhou orientações sobre os cuidados a ter com a higiene menstrual, incentivando as raparigas a adoptarem hábitos saudáveis e conscientes.
    O Jango de Valores tem vindo a ser realizado em todo o país, com o objectivo de resgatar e fortalecer os princípios familiares e culturais.