A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto participa, em Windhoek, Namíbia, em representação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, nas celebrações dos 25 anos da Resolução 1325 das Nações Unidas, sobre a Mulher, Paz e Segurança.
Ao longo deste percurso, Angola tem consolidado políticas que colocam as mulheres no centro das decisões sobre o futuro do país e do continente, destacando-se pelos avanços na promoção da igualdade de género e no fortalecimento do papel feminino nos processos de paz e segurança.
Sob coordenação do MASFAMU, o país implementou o 1.º Plano Nacional sobre Mulher, Paz e Segurança e prepara agora o Plano de 2.ª Geração (2025–2027), reforçando a integração da igualdade de género nas políticas de defesa, segurança, diplomacia e desenvolvimento.
O Evento Regional sobre Mulher, Paz e Segurança, que decorre de 16 a 18 de Outubro, foi aberto pela Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah. O ponto alto para Angola acontece no dia 18, com debates sobre a cooperação e parcerias estratégicas para a RDC e Região dos Grandes Lagos, onde o país tem desempenhado um papel de destaque como mediador e pacificador.
Vinte e cinco anos depois da Resolução 1325, Angola reafirma que a paz é mais forte quando também possui o rosto e a voz das mulheres.
-
MINISTRA DO MASFAMU REPRESENTA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM WINDHOEK NAS CELEBRAÇÕES DOS 25 ANOS DA RESOLUÇÃO 1325