• MINISTRA ALERTA PARA MALES QUE COMPROMETEM O FUTURO DAS MENINAS NO PAÍS


    A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, manifestou nesta Quinta-feira, 24 de Julho, no Cine Atlântico, em Luanda, profunda preocupação com o crescente aumento de violação sexual e prostituição, que afectam meninas e adolescentes em Angola. Segundo a governante, estas práticas comprometem não apenas a vida das vítimas, mas também o futuro do país.
    Durante a cerimónia de lançamento da campanha de sensibilização e consciencialização sobre os males que impedem o crescimento saudável das meninas, a Ministra, destacou que situações como a gravidez precoce, o casamento infantil e a instrumentalização das meninas continuam a limitar os seus direitos fundamentais, assim como os dos rapazes, afectando directamente a sua saúde física e mental.
    A Ministra, salientou ainda, que esses problemas contribuem para a interrupção dos estudos, bloqueando o desenvolvimento do potencial das crianças e adolescentes. "Estamos a falar de práticas que não apenas violam os direitos das meninas, mas que travam o seu crescimento e reduzem drasticamente as suas oportunidades no futuro", afirmou a governante.
    A campanha agora lançada visa alertar a sociedade para a necessidade urgente de proteger as crianças, garantir-lhes um ambiente seguro e propício ao seu desenvolvimento integral.
    A governante apelou ao envolvimento de todos os sectores da sociedade desde famílias e escolas até as instituições públicas para travar este cenário preocupante.