Foi com profunda consternação que a Direcção e o colectivo de trabalhadores do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), tomaram conhecimento do passamento físico da Dra. Maria Mpava Medina ocorrido no dia 03 de Outubro, por doença, na República de França, aos 68 anos de idade.
Com o seu desaparecimento, o país perde um dos seus exímios quadros, com um vasto campo de conhecimento em matérias dos direitos humanos das mulheres e das crianças, detentora de um perfil profissional de renomada competência, defensora incansável da dignidade da família e da mulher, foi uma das grandes impulsionadora para a aprovação do Código de Família e da Lei Contra a Violência Doméstica.
Dra. Maria Mpava Medina, reformada aos 15 de Janeiro de 2018, deixa os seus registos com um percurso brilhante e exemplar nas então Secretarias de Estado dos Assuntos Sociais e da Promoção e Desenvolvimento da Mulher e nos Extintos Ministérios de Assistência e Reinserção Social e da Família e Promoção da Mulher.
Fruto da sua sagacidade e meritocracia, em 2008 foi eleita deputada à Assembleia Nacional, onde continuou com a sua causa nobre e justa em benefício da coesão e unidade familiar.
Parte para eternidade, deixando um legado rico no domínio da promoção e desenvolvimento da mulher, que a tornará imortal na Biblioteca do conhecimento e de experiências no Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
Nesta hora de dor e de luto, a Direcção e o Colectivo de trabalhadores do MASFAMU, curvam-se perante a memória da vítima e endereçam à família enlutada os mais profundos e sinceros sentimentos de pesar.
Que a Sua Alma Descanse em Paz
GABINETE DA MINISTRA DA ACÇÃO SOCIAL, FAMÍLIA E PROMOÇÃO DA MULHER,EM LUANDA, AOS 04 DE OUTUBRO DE 2021.