A Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, concedeu nesta terça-feira, 18/01, audiência ao Director Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Micael Daniel, com quem abordou as principais acções que serão realizadas em 2022 no âmbito da pessoa com deficiência.
Segundo Elsa Barber o encontro serviu igualmente para avaliação do grau de cumprimento da Estratégia de Protecção a Pessoa com Deficiência e, da Política para à Pessoa com Deficiência.
No entanto Micael Daniel revelou que foram definidas metas sobre a realização das Jornadas de Acessibilidade, a Realização da Conferência Multidisciplinar sobre a Deficiência, bem como a realização de Workshop que visa sensibilizar os Gestores de Recursos Humanos, sobre a necessidade do cumprimento que estabelece a reservas de vagas para as pessoas com deficiência, a nível do sector público e privado.
Para o presente ano a direcção Nacional de inclusão da pessoa com deficiência vai prestar particular atenção a estrategia de proteção a criança com deficiência, nesse capítulo o MASFAMU fará em colaboração com o ministério da saúde um cadastramento sobre o número de crianças existentes a nível do país.
Quanto acessibilidade eleitoral, Micael Daniel revelou que o processo está avançado com a CNE e vão garantir que a interpretação em língua gestual esteja presente no processo eleitoral, voto em braille e outras condições de acessibilidade a nível das cabines.
Destacou que vão desenvolver acções nas distintas instituições de ensino para aferir as reais situações dos Estudantes com Deficiência Visual, Saber sobre as estatísticas dos Estudantes com Deficiência Visual.