• MASFAMU REFORÇA CUIDADOS MATERNOS COM A CAPACITAÇÃO DE 100 PARTEIRAS TRADICIONAIS NO CUANZA NORTE


    O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) promoveu na manhã de Quinta-feira, 28 de Agosto, no município do Golungo Alto, província do Cuanza Norte, uma acção formativa, sob o lema “Parteira Tradicional, Reforço para Maternidade Segura Promoção do Parto Institucional”.
    A iniciativa enquadra-se na Jornada Nacional da Mulher Rural e visa valorizar a figura da parteira tradicional na promoção da saúde da mãe e do recém-nascido, reforçando a humanização do parto, a paternidade responsável e a consolidação das competências familiares nas comunidades.
    Na ocasião a Directora Nacional para Políticas Familiares, Santa Ernesto, reforçou que a preservação da saúde da mãe e do recém-nascido começa no seio da comunidade, com a valorização da parteira tradicional, que é um elo fundamental entre a tradição e a saúde moderna.
    A iniciativa insere-se na estratégia para a redução da mortalidade materno-infantil e na promoção de práticas de parto seguro e institucional, asseverando o empenho do Governo com a valorização da mulher rural e o fortalecimento da família angolana.
    A formação contou com a participação de 100 parteiras e autoridades locais, e foi ministrada por especialistas do MASFAMU, da Delegação Municipal de Saúde e da Delegação Municipal da Justiça.