O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, promoveu nesta sexta-feira (1/10), uma campanha de Rastreio de Doenças e Sensibilização sobre a Vacinação contra à COVID-19, em alinhamento ao Outubro Rosa e a Jornada Nacional da Mulher Rural.
Durante o acto a titular do MASFAMU, Faustina Alves de Sousa, referiu que a realização da Jornada visa de modo geral continuar a promover e valorizar a mulher no meio rural e os seus diferentes papéis no contexto do processo de desenvolvimento inclusivo e sustentável do país, de forma activa e integrada nas iniciativas que concorrem para a diversificação da economia e o desenvolvimento das comunidades.
" Ao celebrarmos o mês da Mulher rural é também oportuno dedicar particular atenção a sua saúde, com a realização de rastreio de doenças com particular incidência o cancro da mama que tem acometido e ceifado vidas de milhares de mulheres em todo o mundo" disse.
Referiu que o Executivo angolano redobra os seus esforços no que concerne a saúde da mulher, " Assim sendo têm sido desenvolvido vários programas e projectos ligados a saúde da mulher e da menina como os serviços sociais básicos de saúde, planeamento familiar, saúde sexual e reprodutiva" asseverou.
Salientou que o arranque da Jornada foi no mercado do Km 30 por ser um ponto de
afluência de muitas pessoas, quiçá cerca de 80% dos cidadãos da província de Luanda, onde maioritariamente mulher, mãe, chefe de família, empreendedora, gestora vem buscar os produtos para a satisfação das necessidades alimentares entre outras para a família, para o seu negócio.
Apelou às vendedoras a tomarem a vacina contra à Covid 19 para garantir a sua imunização e protecção daqueles que são queridos, a nível da familia, clientes e os colegas de trabalho.