• Masfamu Quer Celeridade Na Distribuição Da Merenda Escolar


    A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, apelou nesta quinta-feira, 20/01, aos Governos Provincais, Pais, Encarregados de Educação e toda a Sociedade, a acompanhar e apoiar a distribuição da merenda escolar para que o projecto possa atingir os objectivos preconizados, voltados para prevenção de situações de insucessos e de abandono escolar e concebido para o fortalecimento do desenvolvimento psicomotor das crianças.

    Faustina Alves de Sousa fez este apelo durante o Acto Central de relançamento do Programa de Merenda Escolar que decorreu na Província do Huambo.

    Ladeada pela Secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Fátima Viegas, Ministra da Educação, Luísa Grilo e pela Governadora do Huambo, Lotti Nolika, a ministra do Masfamu disse que as igrejas e a sociedade civil são chamados a participar na sensibilização e mobilização para a concretização do fim único, a satisfação das nossas crianças, o seu bem estar e concomitantemente o cumprimento do ensino obrigatório.

    Referiu que o Executivo Angolano, tem vindo a criar parcerias no âmbito da responsabilidade social das empresas, e de iniciativas de voluntariado, instituidos apartir da Lei 8/12, de 18 de Janeiro, que orienta os incentivos fiscais e o cumprimento da responsabilidade social.

    Destacou que o Novo Paradigma de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, realça a intervenção global e sistemática dos problemas sociais, para a integração das acções, congregação de esforços, evitando duplicação, com vista a respondermos de forma eficaz e eficiente aos desafios locais.

    Adiantou que no actual contexto, o Executivo Angolano redirecionou as suas acções e projectos com vista a responder com eficácia e celeridade aos problemas mais sentidos pelas nossas comunidades, através de um processo assente na municipalização da acção social, tendo em conta o número de alunos que frequentam o ensino primário em todo o território, cujas familias estão em situação de vulnerabilidade.

    Afirmou que todos os esforços serão poucos para ver realizado os seus anseios das crianças para que tenham um cresçam harmonioso e assegurar a sua protecção integral.

    "A Merenda Escolar visa reforçar a dieta alimentar e o estado nutricional de cada criança abrangida no projecto, desta forma espera-se que os alimentos preparados para o vosso consumo contribua para que ganhem mais energia, ânimo, vivacidade, motivação porque o País precisa de homens e mulheres fortes e saudáveis" disse.

    Recordar que o Projecto de Merenda Escolar, foi instituido pelo Decreto Presidencial nº 138/13, de âmbito nacional, visa o reforço da dieta alimentar das crianças que frequentam o ensino primário nas Instituições Públicas de Ensino e estimular a capacidade de aquisição de conhecimentos, para permitir o desenvolvimento equilibrado de todas as potencialidades no processo de ensino escolar.