O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) e a empresa União Comercial de Automóveis, procederam nesta terça-feira, (09/02), a outorga de certificados as jovens que beneficiaram da 1ª edição da formação em fundamentos de Mecânica, que visou promover o Empoderamento da Mulher e a sua plena integração na vida económica, financeira e profissional.
Nesta primeira fase foram formadas dez mulheres em aulas teóricas e práticas. Durante o certame a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves de Sousa, disse que o Protocolo de Cooperação celebrado entre o MASFAMU e a Empresa União Comercial de Automóveis, contribui para o alcance dos Objectivos Desenvolvimento Sustentável n.° 5° e 10° sobre a "Igualdade de Género" e a "Redução das Desigualdades, inseridos Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em alinhamentocom o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018- 2022), concretamente, no que diz respeito ao Programa para a Promoção do Género e Empoderamento da Mulher.
Sublinhou que apesar das mulheres representarem atualmente mais da metade população mundial, no entanto, observa-se ainda a sua fraca participação nas actividades e técnicas de investigação, em altos níveis deresponsabilidade e nas áreas pluridisciplinares da ciência.
A mudança deste cenário requer um investimento na formação de meninas que devem frequentar no ensino secundário, disciplinas que permitam o seu ingresso emcursos superiores de engenharias e tecnologias.
Afirmou que o Executivo, através do
Ministério da Educação, concedeu, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (PDCT), 250 bolsas de estudo para raparigas nas áreas das Ciências exactas e Tecnologias, e, actualmente prevê para Julho de 2023, a disponibilização de 610 bolsas do ensino secundário para meninas vulneráveis, com apoio do Banco Africano de
Desenvolvimento (BAD).
Enalteceu a iniciativa voluntária da
União Comercial Automóveis que, no âmbito da sua responsabilidade social capacitou estas jovens mulheres, que a partir deste momento têm a possibilidade de ingressar numa
actividade profissional maioritariamente dominada pelos homens.
" Isso demonstra claramente o papel que o sector privado pode desempenhar, apoiando os esforços do Executivo na promoção da mulher, igualdade e equidade de género"disse.
Face aos desafios enfrentados pela jovem mulher no mercado de trabalho, Faustina Alves afirmou que o MASFAMU vai prosseguir
com os esforços na advocacia para a empregabilidade das recém-formadas.
Estamos confiantes que a igualdade efectiva do género, a promoção das mulheres em Angola, irão responder aos objectivos de Beiging + 25 e o avanço não seja só numérico na representatividade das mulheres mas, essencialmente justo, em que os valores como a igualdade de oportunidades e o mérito sejam respeitados num espírito contínuo de
resiliência, confiança e esperança num mundo melhor.
"Por isso apelamos às Jovens para que se dediquem às ciências exactas, tais como a física, química, matemática, engenharia, entre outras" asseverou.
O administrador para a área Financeira e Administrativa da União Comercial de Automóveis, José Saraiva, explicou que o protocolo surge no âmbito da sua responsabilidade social e dentro de acções que promovam a igualdade de género e a qualificação de mulheres.
Disse que apesar da formação ter sido de curta duração, o compromisso e interesse demonstrado pelas formandas foram determinantes para o sucesso da acção formativa.
Apelou aos órgãos de comunicação social a desafiarem as empresas para que no âmbito social possam desenvolver iniciativas similares para que a escola Nacional, possam ter uma vaga impulsionadora de qualificações que, terá um impacto social significativo e uma vertente económica potencialmente geradora de rendimentos.