• Masfamu Lança "Festival De Sopas Saudáveis"


    O Ministério da Família e Promoção da Mulher (Masfamu) lançou, nesta terça-feira, (21/06), no mercado do "Asa Branca", no município do Cazenga (Luanda), a primeira edição do Festival Nacional "Sopas Saudáveis", destinado a promoção de produtos locais de baixo custo para as famílias.

    Realizada em parceria com as Organizações Mundial da Saúde (OMS) e Para a Alimentação e Agricultura (FAO), pretende-se com esta acção piloto, projectar as capacidades das mulheres, em termos gastronómicos, culturais e impulsionar a reintrodução na ementa diária das famílias angolanas sopas feitas a base de produtos nacionais.

    A actividade foi antecedida da formação de 30 senhoras em segurança e higienização de alimentos e alimentação nutritiva, realizada na segunda-feira última, no local do lançamento do projecto, visando a criação de jangos de valores para a transmissão de conhecimentos adquiridos às demais.

    Segundo a secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Bárber, pretende-se também com a iniciativa que as vendedoras de alimentos na rua e mercados preparem alimentos de forma segura e saudável.

    Já a representante da FAO em Angola, Gherda Barreto, considera que o mercado do alimento desempenha um importante papel económico e social de fácil acesso à alimentação.

    Para si, o uso de alimentos inseguros tem sido a causa de muitas doenças que concorrem para outras condições de vida, por isso é importante o consumo de produtos seguros.

    O Festival de Sopas realizou-se em alusão ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, assinalado a sete do mês corrente.

    Durante o festival foram expostas dez sopas de sabores diferentes e a inclusão de receitas da Venezuela, Cuba e Argélia.