A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher recebeu, nesta Quarta-feira, 19 de Fevereiro, a Vice-Reitora para Investigação Científica da Universidade Técnica de Angola (UTANGA), Yamile Garcia Romero, para discutir iniciativas voltadas ao fortalecimento da participação feminina na economia.
O encontro centrou-se no desenvolvimento do projecto Inovar para Empoderar as Mulheres como Promotoras da Economia Subsaariana (IMPAR), uma iniciativa que visa capacitar mulheres para actuarem de forma activa na economia social e sustentável.
Liderado pela UTANGA, o projecto IMPAR é realizado em parceria com diversas instituições de ensino superior africanas e europeias, contando com o co-financiamento do programa Erasmus da União Europeia. O consórcio integra a Universidade de Almeria (Espanha), o Instituto Superior Politécnico de Coimbra (Portugal), a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique), a Universidade de Cabo Verde, a Universidade do Mindelo (Cabo Verde) e a Universidade Independente de Angola.
No âmbito das actividades do projecto, será realizado um encontro em Luanda, na Universidade Técnica de Angola, entre os dias 7 e 11 de Abril, com o objectivo de fortalecer a capacidade das jovens mulheres na criação e gestão de empresas sociais que promovam a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento inclusivo.
O MASFAMU reafirmou o seu compromisso institucional e estratégico com o projecto IMPAR, destacando a importância da capacitação feminina como motor de transformação social e económica em Angola.