• Masfamu E Maternidade Lucrécia Paim Reforçam Parceria Para Promoção De Acções Voltadas À Saúde Sexual E Reprodutiva Das Mulheres


    A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, manteve nesta quarta-feira, (08/09), um encontro de trabalho com os membros de direcção da Maternidade Lucrécia Paim com os quais abordou o processo de formação de parteiras convencionais e tradicionais, constatou o serviço prestado aos bebés que nascem prematuros.

    Segundo Elsa Barber o encontro serviu igualmente para fortalecer a articulação entre os sectores para a melhoria das questões de Saúde Sexual e reprodutiva das mulheres.

    Garantiu que o MASFAMU e a maternidade Lucrécia Paím vão trabalhar na sensibilização, para que as mulheres adiram às consultas de planeamento familiar nas unidades hospitalares e manifestou preocupação com o número elevado de gravidez precoce.

    " Queremos humanizar os serviços de saúde no Lucrécia Paim e capacitar as equipas para que sejam capazes de atender com profissionalismo e rigor as parturientes" asseverou.

    E a directora-geral da Maternidade Lucrécia Paim, Manuela Mendes, revelou que a Maternidade tem capacidade para realizar 50 partos diariamente. Mas devido a procura são feitos cerca de 150 partos por dia.

    Disse que o internamento tem capacidade para 300 camas, mas estão 500 pacientes, realizam por dia 50 cirurgias e mais de 300 consultas pré natal dia.

    A médica obstetra, solicitou apoio do MASFAMU para que junto de parceiros possam ajudar a maternidade com medicamentos, para hipertensão e outras patologias que afectam a saúde das mulheres gestantes.