No âmbito do trabalho que o executivo Angolano tem desenvolvido para a redução da mortalidade materna e neonatal e a promoção do parto institucional e do registo de nascimento, a Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber e o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, efectuou nesta segunda-feira ( 27/06), uma visita de trabalho ao Hospital Materno-Infantil Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes, localizado no Distrito Urbano da Camama, em Luanda, para aferir o grau de funcionamento da referida instituição desde a sua inauguração.
Durante a visita, a Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, procedeu a entrega de equipamentos, como pinças, tesouras, espéculos, afastadores e material descartável, que vai servir para intervenção cirúrgica de mulheres acometidas fístula obstétrica.
Em declarações à imprensa Elsa Barber fez saber que os kits vão permitir que muitas mulheres tenham a sua vida normal e consigam realizar-se profissionalmente.
Garantiu que vai continuar a advogar junto de diferentes departamentos ministeriais para a criação de meios técnicos que permitam o bem estar das mulheres nesta situação.
Já a directora do hospital, Manuela Mendes, referiu que a unidade sanitária conta com sete andares, área administrativa, banco de urgência, espaço para consultas externas, unidades de cuidados intensivos pediátrica com 10 camas, das quais duas para o isolamento para atender doenças infecciosas.
Manuela Mendes fez saber que o hospital conta com 10 incubadoras e possui 8 blocos operatórios específicos para operações de fístula e realizam mais de 40 partos por mês, dos quais 14 são cesariana.