A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, afirmou esta sexta-feira,(25/02), a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves de Sousa, durante a primeira edição da Feira Literária e de Entretenimento que decorre até sábado,( 26/02), no Centro de Formação de Jornalistas,(CEFOJOR).
Faustina Alves de Sousa reconheceu que a importancia da literatura infantil é incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que se forma a personalidade do individuo, isso é na infância.
Disse que a realização da feira, prova que é possível dispertar a atenção e interesse das Famílias, das Comunidades, das instituições da sociedade civil, mas sobretudo dos Professores, Educadores de infância e Encarregados de Educação, na promoção de hábitos de leitura na camada infantil da população angolana.
" Para tal é necessário que haja pessoas que escrevam matérias literárias infantis e que sejam apoiadas na produção de obras e a sua distribuição para as bancas a preços ao alcance de todos, para as bibliotecas e mediatecas de todo o país" afirmou.
Adiantou que a leitura transforma, educa, cria habilidade e valores, contribui para mudança de comportamentos, atitudes e melhora o entendimento e visão das pessoas encararem o mundo.
Prestigiaram o acto a secretária de Estado para Familia e Promoção da Mulher, Elsa Barber, Ministra da Educação, Luísa Grilo, Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, Secretario de estado para os desportos, Representante do Fundo das Nações Unidas para Infância, Ivan Yerovi, Director do INAC, Paulo Kalesi, Director do Centro de Formação de Jornalistas, ikuma Bamba, directores Nacionais do MASFAMU e Membros da Sociedade Civil.