No âmbito da Campanha dos 16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Raparigas, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher promoveu no dia 25 do corrente mês, um conjunto de formações na província do Moxico, dirigidas a líderes comunitários e religiosos, profissionais de sectores estratégicos, jovens, adolescentes, cooperativas e parteiras tradicionais. As acções focaram-se na prevenção da violência baseada no género, promoção dos direitos das mulheres, saúde sexual e reprodutiva e reforço das competências familiares.
Durante a cerimónia de encerramento, a Chefe de Departamento para a Violência Doméstica, Angelina Lutucuta apresentou os dados das actividades, destacando o impacto das formações e o envolvimento activo das comunidades. Na ocasião, os formandos receberam os certificados das mãos da Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Kindanda.
Entre as actividades desenvolvidas constaram: formação para 25 jovens raparigas em confecção de pensos higiénicos reutilizáveis; workshop sobre gravidez precoce e casamento infantil com 57 participantes; encontro com lideranças tradicionais e religiosas para desconstrução de práticas nocivas; capacitação de mais de 50 parteiras tradicionais; formação de auxiliares da acção social em competências familiares e, atendimento à vítimas de violência doméstica.
-
MASFAMU CERTIFICA PARTICIPANTES DAS ACÇÕES FORMATIVAS DOS 16 DIAS DE ACTIVISMO