O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) realizou nesta Quinta-feira, 11 de Setembro, no município do Dande, província do Bengo, uma acção de capacitação dirigida a100 técnicos da função pública, com foco no uso do Sistema de Informação e Gestão da Acção Social (SIGAS) e adopção de medidas de prevenção contra a cólera, visando melhorar a resposta social e o enquadramento das famílias em situação de vulnerabilidade.
Durante a sessão de abertura, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Bengo, José Bartolomeu Pedro, destacou que o seminário reafirma os objectivos de reforçar os conhecimentos sobre prevenção da cólera, reduzir riscos de contaminação e garantir melhores condições de saúde pública nas comunidades.
Já o director Nacional da Acção Social, Alfredo Leite Pinto, sublinhou a importância de elevar as competências técnicas para aumentar a eficácia dos programas sociais e fortalecer a capacidade de resposta às emergências.
Entre os principais temas abordados estiveram as Fichas de Cadastro do SIGAS e o funcionamento do Sistema de Informação e a Protecção Social de Base.
Os participantes foram incentivados a consolidar uma resposta mais próxima, eficaz e inclusiva, capaz de assegurar maior apoio às famílias vulneráveis e contribuir para o fortalecimento das estratégias de combate à cólera na província.
-
MASFAMU CAPACITA 100 TÉCNICOS PARA REFORÇO DO SIGAS E COMBATE À CÓLERA NO BENGO