A Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher considerou nesta terça-feira, ( 30/11), a pessoa idosa como pilar na transmissão milenar de valores morais, cívicos, éticos, culturais e patrióticos.
Elsa Barber, falava durante o acto celebrativo do dia Nacional da pessoa Idosa que este ano decorreu sob o lema: "Valorização da Terceira Idade: Um Compromisso de Todos”.
Disse que o dia do Idoso serve de reflexão para o reforço do reconhecimento, atenção e protecção que se deve dar à pessoa idosa, sensibilizar as gerações mais novas para adoptarem todas as medidas para o envelhecimento saudável, além de agradecer os bravos mais velhos pela dedicação ao longo de toda sua vida pela família e desenvolvimento do país.
Salientou que apesar do seu valor inestimável, os idosos têm sido vítimas de maus tratos, isolamento, violência doméstica sobretudo a patrimonial e acusações de feitiçaria, que vão causando a angústia e baixa auto-estima daqueles que por dezenas de anos, alimentaram o sonho da velhice tranquila.
Referiu que a melhoria da situação da pessoa idosa é uma preocupação também do Executivo que tem envidado esforços com políticas, programas e projectos de apoio e protecção deste segmento da nossa população do país.
"Os idosos são uma biblioteca viva do conhecimento milenar e persecução dos valores. Infelizmente muitas vezes relegados ao isolamento pelos seus familiares, situação hoje agravada face à crise pandémica que assolou o mundo e o país derivada da COVID-19", disse.
Para colmatar as dificuldades , Elsa Barber afirmou que o executivo criou um pacote normativo que protege a pessoa idosa com destaque para o despacho Presidencial nº 1/05 de 10 de Janeiro que institui o 30 de Novembro, Dia Nacional da Pessoa Idosa, o Decreto Presidencial 180/12 de 15 de Agosto que aprova a Política Nacional da Pessoa Idosa, o Decreto Presidencial 179/12 de 15 de Agosto da Estratégia Nacional para implementação da Política Nacional da Pessoa Idosa, a Lei nº 7/04 de 15 de Outubro, Lei de Bases da Protecção Social, o Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos.
No âmbito do Programa de Valorização da Família e Reforço das Competências Familiares, até ao 3º trimestre de 2021 foram apoiados 3.480 idosos na comunidade e 848 que estão nos 18 lares de assistência à pessoa idosa, localizados em 11 das 18 províncias do país.
Esclareceu que por altura da Jornada Nacional da Família( 2021) o MASFAMU procedeu ao Lançamento da Campanha Nacional de Valorização da 3ª Idade "Conte a sua História” que visa reforçar o respeito pela terceira idade promovendo os encontros intergeracionais como espaço para troca de experiência e Promoção dos valores morais e cívicos, em alinhamento ao Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos.
Afirmou que por meio do Projecto Jango de Valores foram desenvolvidas várias acções de sensibilização cujas temáticas cingiram-se também no reforço à protecção da pessoa idosa e envolveu 5.960 pessoas das quais 2.099 homens e 3.861 mulheres.
Apelou a contínua busca de soluções comuns junto dos parceiros do Estado a fim de dar maior dignidade aos mais velhos com a criação de condições e espaços (centros de dia) para que eles possam desenvolver as suas habilidades e actividades lúdicas e transmitir conhecimentos.