• Masfamu Apela A Valorização Da Pessoa Idosa E Promoção Do Envelhecimento Saudável E Activo


    O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), realizou nesta quarta-feira (15/06), uma Videoconferência sobre os "Desafios e Visão contemporânea sobre o envelhecimento em Angola”.

    O encontro serviu para reflectir sobre a protecção da pessoa idosa, enaltecer a sua importância na família e na comunidade, reforçar a consciencialização das gerações mais novas sobre o envelhecimento saudável, Incentivar as instituições, organismos do estado e a sociedade civil para implementação da política Nacional para a Pessoa Idosa.

    Durante o certame a Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, referiu que em Angola a pessoa idosa tem sido vítima de várias atrocidades por parte de membros da família, inclusive filhos e netos, com intuito de apoderar-se dos seus bens, negligenciando o seu cuidado, sendo deixados nas ruas, nos lares ou exercendo violência física, económica e psicológica sobre eles com realce para acusação de feitiçaria, usurpação dos bens, de valores monetários entre outros.

    " Precisamos resgatar o tempo do respeito aos nossos idosos, com educação das gerações mais novas assentes nos pilares da unidade, solidariedade e partilha, em que o pai do outro também é nosso pai, a avó do outro também é nossa avó e a educação de uma criança não é só da responsabilidade da família, mais sim de toda comunidade" afirmou.

    Apelou a adopção de comportamentos e estratégias cada vez mais inclusivas e interactivas entre as gerações para promover o envelhecimento saudável e activo.

    Lembrou que o Governo Angolano implementou o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022) e deu ênfase às políticas, programas e projectos de apoio e protecção dos grupos vulneráveis com especial atenção à pessoa idosa que destacamos nomeadamente: o Programa de Valorização da Família e Reforço das Competências Familiares, Despacho Presidencial nº 1/05 de 10 de Janeiro que institui o 30 de Novembro, Dia Nacional da Pessoa Idosa, Decreto Presidencial 180/12 de 15 de Agosto que aprova a Política Nacional da Pessoa Idosa, Decreto Presidencial 179/12 de 15 de Agosto da Estratégia Nacional para implementação da Política Nacional da Pessoa Idosa, Lei nº 7/04 de 15 de Outubro, Lei de Bases da Protecção Social, Despacho Presidencial 222/19 de 9 de Dezembro, que aprova o Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos.

    Acrescentou que a protecção social do idoso se consubstanciou na execução do Programa de Valorização da Familia e Reforços das suas Competências que tem trabalhado na prevenção do risco, sensibilização à não discriminação e inclusão da pessoa idosa no seio família e da comunidade destacadas no Projecto Jango de valores do qual fazemos menção a realização da Campanha de Valorização da Terceira lançada em 2021, onde o processo interactivos entre as gerações é o maior foco para a passagem dos valores morais e civicos.

    Em 2021 foram assistidos nos 18 lares de acolhimento à pessoa idosa, localizados em 11 das 18 províncias do país 852 idosos e 5.471 nas comunidades. O ano de 2020 foi mais crítico devido a situação da pandemia da Covid - 19 em que foram assistidos na comunidade 25.556 idosos.

    Apelou a contínua conjugação de esforços de toda a sociedade angolana tem resultado em iniciativas louváveis de parceiros sociais das Igrejas, Associações, Instituições Públicas e Privadas que precisam se expandir para todas as comunidades.