No quadro das acções tendentes ao empoderamento da mulher e em saudação ao Dia Internacional da Mulher Rural, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), levará a cabo de 1 à 31 de Outubro do corrente ano, a Jornada Nacional da Mulher Rural, sob o lema: "Mulher rural no agronegócio: Desafios e oportunidades para sua inclusão financeira”.
A realização da Jornada visa de modo geral promover e valorizar a mulher no meio rural e os seus diferentes papéis no processo de desenvolvimento inclusivo e sustentável do país, bem como na diversificação da economia e no desenvolvimento das comunidades.
Em Angola, a preocupação com este grupo, é evidenciada desde 2014 com a realização de um amplo movimento de auscultação à mulher rural cujas recomendações contidas no Relatório Final, estão enquadradas em cinco domínios que se afiguram como a base fundamental na agenda das políticas públicas para o desenvolvimento deste segmento no meio rural, tais como Económico e Produtivo; Acesso aos Serviços Sociais Básicos; Cidadania, Igualdade de Género e Associativismo; Valores Morais, Violência Doméstica e Práticas Culturais; Viabilidade Ambiental.
De lembrar que o amplo programa de actividades terá início no dia (1/10), pelas 08:30' no mercado do Km 30 em Luanda, com a realização de uma campanha de rastreio de doenças cancerígenas.
Já na província de Malanje o MASFAMU irá promover no dia (11/10), seminários de capacitação de mulheres rurais, de 10 províncias no âmbito do empoderamento da Mulher.
No dia (12/10), será promovido em Calandula Turismo no feminino, dia (13/10), Feira de agronegócio liderada por mulheres e o 10º Fórum Nacional da Mulher Rural em alusão ao 15 de Outubro, Dia Internacional da Mulher Rural, que é o ponto mais alto da Jornada.