• Mais De Mil Hectares De Extensão De Áreas Foram Desminadas Pelo Inad Em 2021


    Durante o ano de 2021, as Brigadas de Desminagem do INAD, realizaram várias acções, entre as quais destacam-se a formação técnica especializada, campanhas de educação sobre o risco de minas, pesquisa não técnica e técnica de áreas suspeitas ou minadas, remoção e destruição de minas e outros engenhos explosivos não detonados, acções pontuais, bem como o registo de acidentes com engenhos explosivos, envolvendo populares.

    A informação foi prestada ao Portal do MASFAMU pelo Director-geral do INAD, Ramos Miguel, tendo realçado que no referido período foram verificados e desminados 1.124 hectares de extensões de áreas, que compreende 67 km de vias rodoviárias, 28 km de conduta de água, 96 km de Linha de transporte de energia eléctrica de média tensão, áreas agrícolas, subestações eléctricas e áreas de desenvolvimento turístico.

    Nas áreas trabalhadas foram removidas e destruídas 382 minas Anti-pessoal, 39 minas Anti-tanque, 7.914 engenhos explosivos não detonados e 38.246 munições de pequeno calibre.

    Quanto a Educação sobre o Risco de Minas, foram sensibilizados 101.272 populares, sendo: 26.040 meninas, 22.932 rapazes, 29.686 mulheres e 22.612 homens, no mesmo período e apesar do grande esforço, infelizmente, foram registrados 41 acidentes que causaram 97 vítimas, das quais: 68 feridos, 3 ilesos e 26 mortos.

    Ramos Miguel referiu que o maior desejo do Governo de Angola é de ver todo o território livre de minas e de outros engenhos explosivos até 2025 por isso, operadores públicos, empresas de desminagem e ONGs têm se engajado no alcance deste objectivo. Nos últimos anos surgiram situações que afectaram negativamente o processo de desminagem, o que neste momento, exige da parte dos operadores e entidades reguladores do sector uma reavaliação da capacidade humana e técnica disponível para o efeito.

    Salientou que todas as províncias exigem algum cuidado, visto que o conflito armado afectou todas as províncias de Angola, mas existem províncias que consideram como sendo as mais minadas, tais como: o Bié, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Lunda Sul, Moxico.

    Destacou que a província do Cuando Cubango consta das províncias mais minadas de Angola, dai prestar-se uma especial atenção ao projecto Okavango Zambeze por tratar-se de um projecto transfronteiriço turístico que poderá empregar muitos jovens e permitir arrecadar recursos aos cofres do Estado.

    " Muitos espaços já foram desminados, porém a maior dificuldade na execução desta tarefa prende-se com os acessos, visto que o terreno é bastante arenoso.

    O projecto abrange cerca de 7 dos 9 municípios da província do Cuando Cubango. Até ao momento grande parte das vias rodoviárias já foram desminadas faltando apenas algumas áreas no interior do projecto" Asseverou.

    O Director-geral do INAD, revelou que às acções de desminagem foram determinantes no processo de reconstrução e construção nacional.

    " Hoje é possível vermos escolas e hospitais construídos em áreas anteriormente minadas, os caminhos-de-ferro foram reconstruídos com a intervenção da desminagem, essencialmente, os CFB e CFM; após a conclusão da construção das invejáveis barragens, os Operadores de Desminagem públicos intervieram e foi possível melhorar o fornecimento de energia eléctrica em grande parte do território nacional, bem como o abastecimento de água" disse.

    Acrescentou que as Brigadas de Desminagem têm equipas especializadas na realização de campanhas de sensibilização, muitos dos especialistas falam a língua local, o que tem permitido a fluidez na comunicação e melhor transmissão das mensagens, fazendo uso de cartazes e trípticos com imagens de minas e outros engenhos explosivos.

    Quanto ao apoio do Japão que concedeu 2 Milhões de Dólares para a modernização das máquinas de desminagem e o acordo rubricado entre o INAD com a ONG APOPO, o responsável disse que visa essencialmente capacitar operadores de máquinas de desminagem Hitachi e adquirir peças sobressalentes para as máquinas de desminagem. Os lubrificantes e outros meios complementares necessários são despesas que devem ser cobertas pelo Governo de Angola.

    Para 2022 o INAD pretende prosseguir com a capacitação dos técnicos nas diferentes especialidades; Sensibilizar a população sobre os perigos que as minas representam; realizar pesquisas não técnicas e técnicas de áreas; destruir minas e outros engenhos explosivos e realizar a garantia da qualidade das áreas desminadas.