A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, revelou esta sexta-feira, (04/03), que em 2022, o Sector integrou cerca de 34.000 cidadãos em actividades geradoras de rendimento com maior incidência no empoderamento sócio económico das famílias por via do programa de valorização das famílias e reforços das competências familiares, programa de combate à pobreza, fortalecimento da proteção Social e por iniciativas de parceiros sociais .
Faustina Alves de Sousa falava por ocasião do lançamento do projecto de Inclusão Produtiva "MOTO-TÁXI" lançado no município de VIANA.
De acordo com a responsável a cooperativa de Moto – Táxi, criada no Município de Viana, dá início a uma nova parceria que vai contribuir para geração de mais postos de trabalho para os jovens, e por esta via proporcionar maior dignidade às famílias, devendo estas trabalharem na base do cooperativismo e associativismo com foco nos lucros e bem – estar dos membros.
Adiantou que nesta primeira fase o projecto vai beneficiar 30 jovens com projectos de inclusão produtiva que constituem uma das prioridades das políticas de combate à pobreza, porquanto proporciona dignidade e oportunidade de desenvolvimento e auto sustentabilidade.
Destacou o papel desempenhado pelas Administrações Municipais e os Gabinetes Municipais da Acção Social, na implementação de projectos do género, pós com a Municipalização da Acção Social, hoje já é possível visualizar os focos de vulnerabilidade à nível dos Municípios, através das pessoas cadastradas no Sistema de Gestão da Acção Social ( SIGAS).
Apelou aos beneficiários a cuidarem bem os meios sobre o olhar atento da Administração de Viana.