• Inad Desmina Mais De 4 Mil Metros Quadrados Com Vista A Livre Circulação De Pessoas E O Alargamento Das Áreas De Cultivo


    Especialistas do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) realizaram de 17 a 23 de Junho, várias acções pontuais que resultou no processo de remoção de engenhos explosivos detectados ao longo de 4.949 metros quadrados destinados à construção de estradas, prática da agricultura e o desenvolvimento de projectos direcionados para o bem-estar das populações.

    O relatório semanal do INAD refere que na Província do Bengo foram verificadas e desminadas um total de 1.500.000 m²

    da área para a construção do Aterro Sanitário

    na localidade do Musseque Trindade de

    Caxito, Município do Dande.

    Na província do Cuando Cubango os técnicos do INAD fizeram a verificação e desminagem de 160.000 m², de uma área Agrícola no bairro Massaco, comuna do Missombo, município de Menongue.

    Já no Moxico foram verificadas e desminadas 518.521,28 m² da área para a implementação do Projecto de Fotovoltaico da Central Térmica

    Solar na localidade do Luena e ficaram por

    executar: 329.954,28 m².

    Na Huíla e Malanje foram realizadas várias acções pontuais em colaboração com a polícia local no município da Jamba, Cacula e Canâmbua, município de Malanje.

    No período em referência o INAD, sensibilizou 743 pessoas sobre o risco de minas nas províncias da Huíla, Lunda Norte e Malanje.