• Inac Trabalha Com Adolescente Que Vivem Nas Ruas De Luanda


    Uma equipa do Instituto Nacional da Criança (INAC), trabalhou nesta quinta-feira (30/06), no Município de Luanda, mas concretamente na rua GC por detrás das bombas de combustível adjante ao Largo da Independência (1º de Maio), onde vive a adolescente Anita Adão Miguel de 17 anos de idade, com uma bebé de 9 meses. O suposto pai da criança tem 38 anos de Idade, municípe de Luanda e trabalha na Chicala. A mãe e o bebé não possuem nenhum documento.

    No mesmo local, foi encontrada a jovem Cailane de 17 anos de idade e grávida. Os pais da mesma residem no Município de Cacuaco. O suposto namorado vende no mercado dos Congolenses.

    O INAC chegou até ao local através de uma denúncia feita através do serviço SOS-Criança-15015.

    Tendo em conta a salvaguarda dos direitos da criança e da jovem mulher, o Instituto Nacional da Criança vai continuar a trabalhar com as duas adolescentes para reunificação familiar, e assegurar a protecção das crianças.

    Recordar que todas as crianças devem ser amparadas por direitos fundamentais destinados a garantir a sua protecção e pleno desenvolvimento como indivíduos.

    Para isso, a criança deve ser considerada como prioridade e deve ter acesso a direitos como saúde, alimentação, educação, dignidade, segurança, bem-estar e convívio familiar e social.

    Os princípios que são a base dos direitos das crianças foram definidos na Declaração Universal dos Direitos das Crianças, aprovada pelas Nações Unidas no ano de 1959