• Inac Reporta Mais De 290 Denúncias De Violência Contra Criança De 29 De Julho A 4 De Agosto Em Todo País


    O Instituto Nacional da Criança (INAC), registrou no período de 29 de Julho a 04 de Agosto, através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, um total de 296 denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde o destaque recaí para as Províncias do Bié, Uíge, Malanje, Luanda, Lunda- Sul e Lunda - Norte.

    Dos casos recepcionados 109 foram de violência física e psicológica, 75 de fuga a paternidade, 3 de Abuso Sexual e igual número de Exploração de Trabalho Infantil.

    Na Província do Bíe, Município de Kuito, a linha SOS Criança recepcionou uma denúncia de abuso sexual cuja vítima é uma criança de 13 anos que foi abusada sexualmente por três cidadãos. De acordo a denúncia a criança reconhece os abusadores que até ao momento encontram-se em parte incerta.

    O caso foi encaminhado para o Gabinete Provincial da Acção Social, Serviço provincial do INAC e para o Comando Municipal da Polícia Nacional.

    Na Província da Lunda Norte, Município de Cuango, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual em que a vitima é uma criança de 12 anos, a mesma, foi abusada pelo vizinho e teve graves lesões e muita hemorragia e está a ser assistida na maternidade provincial e o abusador encontra-se detido.

    Na Província de Luanda, Município de Viana, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual em que a vítima é uma criança de 7 anos, presumivelmente abusada por um menor de 14 anos. O caso foi encaminhado para Direcção Municipal da Acção Social e para o Comando Municipal da Polícia Nacional e ao Julgado de Menores.

    No Município de Luanda, recepcionamos uma denúncia de exploração do trabalho infantil em que são vítimas várias crianças com idades compreendidas entre 7 e 10 anos, de acordo com a denúncia os pais expõem as crianças todos os dias para pedir esmolas nas ruas da cidade. O caso foi encaminhado para A Direcção Municipal da Acção Social.

    Já no Município de Belas, recepcionamos uma denúncia fazendo referência de exploração de crianças na construção civil, de acordo com a denúncia, trata-se de crianças com idades compreendidas entre 12 a 15 anos. O caso foi encaminhado para Direcção Municipal da Acção Social.

    O Instituto Nacional da Criança (INAC) lembra que todos os casos de violência contra acriança devem ser denunciados, através da linha 15015 a chamada anónima , gratuita e confidencial ou pelo site: portaldacrianca.com.ao