O Instituto Nacional da Criança-INAC, através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, recepcionou um total de Quatrocentos e Vinte (420) denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde destacam-se as Províncias do Cuanza -Norte,Cuanza Sul, Benguela,Bengo, Huíla, Luanda.
Dos casos recebidos, Duzentos e Noventa e Quatro são de Violência física e psicologia (294), Cento e Vinte de fuga a paternidade (120), Quatro de abuso Sexual (4) e Sete de Abandono de Criança (7).
Na Província de Luanda, Município de Kilamba Kiaxi, o INAC recepcionou um caso que envolve uma menor de 5 anos de idade, reside com seus progenitores, tem sofrido agressões fisícas por parte de sua mãe de acordo a denuncia está pratíca é recorrente e a mãe ameaça colocar jindungo no orgão genital da menor. O caso foi encaminhado para o Serviço de Investigação Criminal e para o Gabinete Municipal da Acção Social.
Na Província de Luanda, Município de Cacuaco, registrou -se uma denuncia caso que envolve uma criança de 17 anos de idade, foi abusada sexualmente por um Cidadão de aproximadamente 26 anos de idade, a menor foi encontrada no quarto do cidadão. O caso foi encaminhado para o Serviço de Investigação Criminal.
Na província de Benguela município de Benguela, a linha 15015 recebeu uma denuncia de abuso sexual contra uma criança de 5 anos de idade órfão de mãe e rejeita pelo suposto pai a criança foi abusada pelo tio de 17 anos de idade irmão da falecida mãe. A denúncia foi prestada pela avó materna. A criança foi assistida no hospital geral de Benguela O caso foi encaminhado para o serviço de investigação criminal na província e para o gabinete provincial da acção social que esta a prestar assistência a vítima.
Ainda na Província de Benguela, Município de Catumbela, o INAC recepcinou uma denúncia que envolve uma criança de 14 anos de idade, que apresenta comportamento desviante, no seio familiar finge ter um bom comportamento, fora de casa faz uso de subtâncias psícoativas (Bebidas alcoólicas e uso de Liamba). O caso foi encaminhado para o Serviço Provincial do INAC, para o devido aconselhamento e orientação.
Relativamente a denúncia que muito chocou a população, que referencia a uma criança de 6 anos de idade supostamente maltratada pelo pai com o consentimento da madrasta, informar que o caso já é do domínio da policia nacional e esta a ser acompanhado também pelo direcção municipal da acção social.