A Merenda Escolar está inserida no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), e constitui uma medida do Executivo para melhorar o aproveitamento das crianças em idade escolar e concomitantemente, proporcionar condições nutricionais adequadas para seu desenvolvimento integral.
O Programa de Merenda Escolar, é um projecto de âmbito nacional que visa estimular a capacidade de apreensão de conhecimentos das crianças, favorecer a formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as potencialidades das mesmas, prevenir situações de insucessos e de abandono escolar, bem como promover a assiduidade e o efectivo cumprimento da escolaridade obrigatória.
Ciente da limitação de recursos do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, para a Merenda Escolar, na ordem dos três milhões de Kwanzas/mês, por município, o Executivo angolano, desenvolve um esforço de mobilização de parceiros no âmbito da sua responsabilidade social, tendo em conta o número elevado de alunos do primeiro ciclo.
Nesta conformidade, o Grupo "Carrinho” apresentou uma oferta de de 200 mil merendas escolares dia, para um período de três anos, a partir do ano lectivo 2021/2022 com uma perspectiva de cobertura total de 996 escolas em 53 municípios do país, cujo o Acto Central de lançamento da fase piloto do projecto está programado para o dia 20 de Janeiro no Município de Catchiungo, Província do Huambo.
A cerimónia de lançamento será presidida pela Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves de Sousa e prestigiada pela Ministra da Educação Luísa Maria Alves Grilo, representantes do gabinete do Vice-Presidencia da República, da Ministra de Estado para Área Social e da Secretária do Presidente para os assuntos sociais.
Actos similares terão igualmente lugar nas Províncias do Bengo, Benguela,
Bié, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Cunene, Huíla, Malanje e Uíge.
Pela pertinência do assunto, solicitamos aos Gabinetes de Comunicação social das Províncias em Apreço o devido apoio para a cobertura e divulgação dos referidos actos.
Cientes de que podemos contar com a prestimosa atenção de Vossa parte, reiteramos os protestos da mais Alta Estima e Consideração.