Mais de Duzentas toneladas de bens alimentares e equipamentos hospitalares foram entregues, nesta quinta-feira, (06/01), pelo Governo às famílias regressadas da Namíbia, reassentadas no centro de deslocados de Calueque, município de Ombadja, província do Cunene.
Consta também do lote, entregue pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, um tractor para ajudar as famílias na prática da agricultura, numa área preparada de 10 hectares, localizada nas margens do rio Cunene, bem como uma ambulância para apoiar o centro médico, montado no acampamento.
Integrou a Delegação Sua Excelência Ministra do MASFAMU, Faustina Alves de Sousa bem como o Secretário de Estado para a Saúde pública, Franco Mufinda.
Para além das condições logísticas e materiais, no local existe também uma equipa de saúde que está a realizar o teste da Covid-19, de malária e a administração da vacina contra a pandemia.
Os trabalhos de transportação das Famílias está a ser feita por via terrestre e teve início no dia 4 de Janeiro como término previsto para 3 de fevereiro. Até ao momento chegaram a Angola cerca de 1300 pessoas, numa média diária de 433 pessoas.