O Conselho de Ministros (CM) criou, esta quinta-feira,(07/10), o Prémio Nacional "Mulher de Mérito" com objectivo de valorizar, cada vez mais, o papel da mulher nos domínios familiar, social, político, económico, educacional, da produção rural, superação pessoal, paz e segurança, desenvolvimento sustentável e o seu empoderamento.
O prémio visa igualmente dar resposta aos vários compromissos internacionais inscritos na agenda 2063 da União Africana (UA) e o plano estratégico indicativo de desenvolvimento regional da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), revisto, para o período 2015-2020.
Em declarações à imprensa , a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves de Sousa, salientou que o prémio terá 14 categorias e vai distinguir mulheres a partir dos 18 anos, que mais se destacam em vários domínios.
Faustina Alves de Sousa esclareceu que a iniciativa é do titular do poder executivo e que o prémio mínimo será de um milhão de kwanzas e o máximo de cinco milhões.
Disse que a partir de agora o Executivo vai trabalhar para constituir todas aquelas plataformas que vão criar o júri, fazer a selecção, lançar as publicações para que todas possam concorrer.