A Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social (ENFOTSS), promove uma acção formativa sobre Protecção Social de Base no Contexto da Municipalização da acção social, de 9 a 14 deste mês, em Cacuaco, Luanda.
A acção, que resulta da orientação do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, é destinada aos Directores dos Gabinetes Provinciais da Acção Social, Família e Igualdade de Género das 21 provinciais do país.
O processo formativo arrancou o ano passado e em 2025, prevê-se capacitar 192 técnicos entre directores provinciais e directores municipais por força do surgimento de novas províncias, resultantes da Nova Divisão Politco Administrativa. O objectivo é elevar o perfil profissional e garantir a eficácia da expansão da Municipalização da Acção Social, bem como o eficiente desempenho de funções dos quadros do sector social colocados na Administração Local do Estado.
Pretende-se proporcionar o aperfeiçoamento de metodologias de trabalho modernas para uma correcta implementação de políticas públicas voltadas à protecção social, fortalecimento das famílias e empoderamento da mulher.
O Plano temático compreende módulos sobre Legislação e Políticas Públicas no Âmbito da Protecção Social de Base; O Atendimento dos Grupos Vulneráveis no Contexto da Municipalização da Acção Social; Instituições e Serviços que suportam a Protecção Social de Base; Elaboração e Gestão de Projectos Sociais; Carreira do Trabalhador Social: perfis profissionais, Ética e Deontologia Profissional; e, o Sistema de Informação e Gestão da Acção Social (SIGAS).
-
ENFOTSS PROMOVE FORMAÇÃO PARA DIRECTORES PROVINCIAIS E MUNICIPAIS DA ACÇÃO SOCIAL