A província do Moxico acolheu, nesta terça-feira, um debate alusivo ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, assinalado a 25 de Novembro, centrado nesta temática que afecta mulheres e raparigas em todo o país. A actividade decorreu sob o lema: “Una-se para acabar com todo o tipo de violência contra as mulheres e raparigas, em particular a violência digital”.
A Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Kindanda apelou na ocasião ao fim da violência doméstica e alertou para o crescimento das agressões digitais, fenómeno que classificou como “um dos maiores desafios actuais à segurança emocional, psicológica e social das mulheres e raparigas”.
A governante reforçou que a violência doméstica continua a ser um problema social e de saúde pública que afecta famílias inteiras, limita a autonomia das mulheres e condiciona o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Sublinhou ainda a importância de promover a educação digital, responsabilizar agressores e encorajar a denúncia, enfatizando que “o silêncio mata e denunciar é um acto de protecção”.
Durante o encontro, foram apresentados os eixos prioritários da campanha 16 dias de activismo, com destaque para:
– Mobilização das famílias e comunidades;
– Fortalecimento das políticas públicas de igualdade de género;
– Promoção da masculinidade positiva;
– Combate ao assédio, violência sexual, gravidez e casamento precoce;
– Prevenção e enfrentamento das novas formas de violência digital;
– Incentivo à denúncia e protecção das vítimas.
O evento reuniu representantes de vários sectores sociais, organizações da sociedade civil, autoridades tradicionais, lideranças comunitárias e instituições religiosas, que convergiram na necessidade de fortalecer a cooperação multissectorial para prevenir a violência e garantir apoio eficaz às vítimas.
-
DIA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER IMPULSIONA DEBATE NO MOXICO