• Dedo Pintado Com Tinta Indelével Identifica Beneficiados Nómadas Do Kwenda Na Região Do Namibe


    Desde o seu lançamento, em Maio de 2020, até ao momento, o Programa KWENDA tem na sua base de dados 822.065 Agregados Familiares cadastrados a nível das 18 províncias, dos quais 558.137 famílias já beneficiaram das Transferências Sociais Monetárias. Até ao final de 2022, o Programa vai chegar a 62 municípios, sendo que neste momento já está presente em 54 municípios, 196 comunas e 8.396 aldeias. Dos 558.137 agregados beneficiados, 343.945 são chefiados por mulheres.

    Para a segurança do processo e evitar a duplicidade de benefícios, o Programa adoptou alguns mecanismos de acordo com a realidade local.

    No caso de províncias como Namibe e Cunene, que registam níveis elevados de nomadismo, adoptou -se o uso da tinta indelével para identificar os já beneficiados, um mecanismo aprovado pelo Banco Mundial.

    O mecanismo da tinta indelével é utilizado desde que o Programa iniciou a sua Intervenção nessas províncias (em 2021) e tem se revelado como bastante seguro. No caso concreto de um vídeo, feito no Namibe e apresentado como sendo de votação em troca de 51.000 Kz, trata-se de uma manipulação, pois não corresponde à verdade.

    Pois trata-se de um local escolhido pelo FAS-Instituto de Desenvolvimento Local para atribuir as Transferências Sociais Monetárias aos beneficiários da comuna de Caraculo, município da Bibala.