• CUMPRIMENTO DOS 11 COMPROMISSOS DA CRIANÇA NO CENTRO DAS PRIORIDADES DO MASFAMU


    A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, afirmou, nesta Quarta-Feira, 25 de Junho, em Luanda, que os 11 Compromissos devem ser integrados com responsabilidade nas políticas públicas, nos orçamentos e nas práticas do dia a dia, por todos os sectores da sociedade.

    A afirmação foi feita durante a abertura do IX Fórum Nacional da Criança, que decorreu sob o lema “Balanço da Implementação dos 11 Compromissos com a Criança 2023-2025”, colocando em destaque o progresso e os desafios que ainda persistem na garantia dos direitos da criança em Angola.

    Na ocasião, a Primeira-Dama, realçou, que “uma nação que protege a sua infância não apenas fortalece o seu presente, como constrói um futuro mais digno, justo e sustentável para todos”.

    A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, frisou que o fórum resulta de encontros preparatórios realizados nas províncias e municípios, onde foi possível auscultar as comunidades e os agentes locais sobre os problemas que afectam as crianças.

    A governante, apontou, algumas tarefas urgentes, em prol da criança, nomeadamente, o combate ao abandono escolar, a garantia de assistência médica e medicamentosa, o reforço da alimentação, assegurar o registo de nascimento e eliminar todas as formas de violência infantil.
    “São tarefas exigentes, mas possíveis com compromisso, entrega e dedicação colectiva”, afirmou.

    Durante o encontro, foi reforçada a importância dos 11 Compromissos com a Criança, que englobam, entre outros, o aumento da esperança de vida ao nascer, a Segurança alimentar e nutricional, a Prevenção e mitigação do impacto do VIH/SIDA.

    O IX Fórum Nacional da Criança, reafirma assim, o comprometimento de Angola com a construção de um ambiente onde todas as crianças possam crescer protegidas, saudáveis, com acesso à educação e com oportunidades reais para desenvolver o seu pleno potencial.