• Call Center Sos Criança Regista De 20 A 25 De Junho Mais De Quatrocentas Denúncias De Violência Contra A Criança Em Todo O País


    O Instituto Nacional da Criança (INAC), registou no período de 20 a 25 de Junho, através da linha SOS Criança (15015) um total de quatrocentas e seis denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde o destaque recai para as Províncias do Bengo, Benguela, Luanda, Lunda Sul e Moxico.

    Dos casos recepcionados 276 são de Violência Física/ Psicológica, 104 de fuga à Paternidade/Disputa da Guarda, 9 de abuso Sexual e Trabalho infantil.

    Na Província de Luanda, Município de Luanda, a linha SOS Criança -15015, recepcionou uma denúncia de abuso sexual em que a vítima é uma criança de 14 anos de idade, de acordo com a denúncia, o abuso foi praticado por um cidadão de Nacionalidade de Maliana. O presumível autor já se encontra detido e o caso segue os trâmites junto do Comando Municipal da Polícia Nacional e na Direcção Municipal da Acção Social.

    Ainda no Município de Luanda, a linha SOS Criança, registou uma denúncia de que várias crianças com idades compreendidas entre 6 á 10 anos, têm sido instrumentalizadas para recolha de ferros e plásticos nas ruas a mando de um cidadão de aproximadamente 35 anos de idade. O caso foi encaminhado para Direcção Municipal da Acção Social para o devido tratamento.

    Novamente no Município de Luanda, a linha SOS Criança recebeu uma denúncia de que um cidadão de 40 anos de idade, mantém relacionamento amoroso com uma criança de 15 anos de idade. De acordo com a denúncia, o cidadão em causa arrendou uma casa, onde está a viver com a criança. Atendendo a gravidade do caso foi encaminhado junto do Comando Municipal da Polícia Nacional e no Serviço Provincial do INAC.

    No Município de Cacuaco, a linha SOS Criança -15015, recepcionou uma denúncia de abandono de um recém-nascido numa lixeira.

    De acordo com a denúncia, a criança foi prontamente socorrida pelos efetivos da Unidade de Guarda Fronteira posteriormente encaminhada a um centro Médico para os melhores cuidados. O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social.

    No Município de Viana, recebemos também uma denúncia de abandono de um recém-nascido de aproximadamente um mês de vida, dentro de um contentor de lixo, de acordo com a denúncia, quando foi socorrido já estava sem vida. O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social.

    Já na Província de Bengo, Município de Dande, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual, cuja vítima é uma criança de 12 anos que foi abusada pelo vizinho, de acordo com a denúncia até ao momento o abusador encontra em liberdade e a criança esta a ser acompanhada psicologicamente pelas instituições competentes e o caso segue os trâmites junto do comando Municipal da Polícia Nacional do Dande e pelo gabinete provincial da acçao Social.

    Na Província de Benguela, recepcionamos seis denúncias de abusos sexual contra crianças, sendo que no primeiro caso foram vitimas três crianças com idades entre 4 e 5 anos, estas foram aliciadas e abusadas pelo professor um cidadão de 32 anos de idade, o abusador encontra-se detido e o caso a ser acompanhado pelo serviço de investigação criminal de benguela um segundo caso de abuso sexual em que a vitima é uma criança de 13 anos residente no município da baia farta sendo o abusador um cidadão de 48 anos de idade comerciante, o afcto ocorreu quando o acusado por sinal cunhado da vitima a aliciava com valores monetários.

    Outro caso de abuso sexual contra criança ocorreu no município da canjala, cuja vítima é uma criança de 15 anos de idade, um acto praticado por dois cidadãos maiores, a criança está a ser assistida no hospital municipal do lobito, o caso está a ser acompanhado pelo pelo comando municipal da policia nacional, pelo INAC e pelo gabinete provincial da acçao social