• ANGOLA TRANSFERE A PRESIDÊNCIA DO COMITÈ DE GÈNERO DA CIRGL À REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO


    Durante a reunião ordinária dos Ministros do Género da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), realizada em Kinshasa no dia um de Novembro, Angola transferiu a presidência do Comitê de Género para a República Democrática do Congo.
    A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, que chefiou a delegação angolana ao evento, destacou, na sua intervenção, o firme compromisso de Angola com a promoção da paz, segurança e dignidade das mulheres na região.
    A reunião teve como foco a análise e deliberação de questões fundamentais relacionadas com a Agenda Mulheres, Paz e Segurança (WPS). Entre os tópicos discutidos, estiveram as recomendações da reunião dos Pontos Focais do Género, realizada no dia 31 de Outubro e o plano de acção regional da segunda geração sobre WPS.
    Os ministros do Género da CIRGL, passaram também em revista, os aspectos ligados ao Barómetro do Género da CIRGL, que se encontra em processo de finalização, e o estado actual da operacionalização do Secretariado do Fórum das Mulheres.
    Durante a sua presidência, Angola procurou reforçar os mecanismos de cooperação na região, com ênfase na reconciliação, prevenção da violência baseada no género e protecção de mulheres e crianças vítimas de conflitos armados.
    A presidência da CIRGL foi então oficialmente passada à República Democrática do Congo, que agora será liderada pela Ministra do Género, Família e Criança, Micheline Ombae Kalama.
    Angola vai continuar a colaborar com os Estados-Membros e parceiros internacionais, promovendo diálogo, solidariedade e desenvolvimento sustentável na Região dos Grandes Lagos.